23/MAR/2020 - JCF


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1829 –   CULTURA ERUDITA – A MÚSICA CLÁSSICA

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UMA ORQUETRA SINFÔNICA...JCF

23/MAR/2020 – Sou amante da música clássica, a música universal. Sinfonias, concertos, óperas, operetas, enfim música clássica é universal, é música clássica...assim esta edição 1829 terá como tema a cultura erudita com destaque ao mundo maravilhoso do som clássico universal das músicas clássicas...Quando ainda criança, cer de dez a doze anos, aos domingos (todos domingos) meu saudoso pai cujo nome eu herdei ou seja CLOVIS, tinha que ouvir, pela radio Eldorado o programa concerto para a juventude e eu tanto o acompanhava como tinha o prazer de sintonizar o radio na “estação” certa ou seja na Rádio Eldorado (isto na casa sita na Rua Ribeiro Bastos 154 a mais ou menos 50 metros da histórica Ifreja Sao Francisco de Assis, porém antes desta fase com meu pai, na nossa primeira moradia em São João Del, na Rua da Prata, o nº da casa, ou melhor do casarão ou sobrado não lembro, mas esta casa ou sobrado ainda se encontra claro, no mesmo lugar lá na Rua da Prata a poucos metros da história Igreja São Francisco. Bem esta moradia é muito grande e nossa família ocupou todo 2º andar e eram muito quartos...Eu com meus 12 ou 15 anos, sinceramente não me lembro mas não importa o que quero citar que no último quarto desta moradia pernoitava meu irmão de um nome meio esdrúxulo ou seja seu nome é José Quinto por razão de que foi o 5º dos nove filhos a nascer bem este Zé (pois assim éramos chamados: resumo: foram 7 José e duas Maria, continuando este José Quinto usava o último quarto e de quebra eu também fazia companhia ao irmão Ze Quinto cujo mesmo também era fascinado na música clássica e todas noite coocava um disco vinil para ouvirmos os mais variados gênios do mundo clássico: era Beethoven, Mozart, Shuber, Chopin, etc...
Sendo assim eu também virei,logicamente amante da música mundial, a música clássica... Por tudo isto é com muito prazer que hoje elaboro a edição nº 1829 com o tema “cultura erudita”, vamos em frente, avante...   
Antes de iniciar realmente a edição 1829 com o tema definido, vejam a seguir a definição de “cultura erudita”
Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. ... As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.

DESVENDANDO A MÚSICA CLÁSSICA


UMA ORQUESTRA COMPLETA, A SOLISTA E O MAESTRO...JCF

Para quem não tem intimidade com o universo clássico, muitas das palavras utilizadas podem parecer “coisa do outro mundo”. Mas trata-se apenas de convenções facilmente compreendidas quando se passa a ter acesso a este tipo de música.
Descomplicar este universo também está entre as ações do Mozarteum Brasileiro que, além de proporcionar um acesso democratizante aos concertos, tem inciativas como o “Clube do Ouvinte”. Lançado em 2001, com ineditismo no Brasil, trata-se de uma série de palestras que acontecem antes de cada concerto em que os palestrantes apresentam os autores das músicas que compõem o programa e explicam as obras que vão ser tocadas – tudo de maneira informal e divertida. O intuito é ampliar o conhecimento dos expectadores sobre o tema e, assim, fazer com que eles possam apreciar as grandes obras de forma mais completa e prazerosa.
GÊNIO, GÊNIOS, E GÊNIOS...JCF
Compreenda melhor também este universo conferindo a seguir alguns dos termos mais utilizados:
Clássica, erudita ou de concerto?
Você já deve ter ouvido mais de um desses termos: afinal, é música clássica, erudita ou de concerto? Apesar de gerar controvérsias, todos são utilizados como sinônimos para se referir a este tipo de música, gerada e desenvolvida na Europa há alguns séculos e hoje universal. “Música clássica” é um termo utilizado internacionalmente – em inglês, por exemplo, se usa “classical music”. “Música erudita” é um termo utilizado somente no Brasil, da mesma forma que os alemães chamam-na de “música séria”. Já “música de concerto” empresta o nome de um gênero musical, o concerto (veja abaixo).


TEMOS AÍ SÓ 10 GÊNIOS EM ORDEM ALFABÉTICA- FALTA NESTA FOTO O GÊNIO BRASILEIRO HEITOR VILLA LOBOS cujo nome eu indiquei para colocar na minha RUA E FUI ATENDIDO...JCF

Concerto X sinfonia
Concerto e sinfonia são duas das formas mais populares de música feita para orquestra. Basicamente, o concerto é uma obra para instrumento solista e orquestra. O instrumento solo (piano, violino, cello, etc.) desenvolve uma espécie de “conversa” com a orquestra, ao mesmo tempo em que demonstra todo o seu virtuosismo em passagens cheias de dificuldades técnicas. Já sinfonia é uma obra escrita apenas para orquestra. É claro que, no decorrer da peça, há momentos de maior destaque para determinados naipes (grupos de instrumentos) ou mesmo pequenos solos. Mas não há um instrumento solista que se destaque o tempo todo e que fique à frente da orquestra, como no concerto.
Os períodos musicais
Barroco, Classicismo, Romantismo… Cada um desses termos é usado como uma subdivisão da música erudita, localizando-a tanto temporalmente quanto esteticamente. Assim, o Barroco, vai de 1600 a 1750 e é marcado pelo estabelecimento do sistema tonal, pelo uso do baixo contínuo e pelo contraponto. A música de Bach é o maior exemplo de música barroca. O período clássico ou Classicismo – que emprestou o nome para a música erudita de qualquer período – vai de 1750 a 1810 e preza pela simetria e o equilíbrio. Haydn e Mozart são dois grandes nomes do período Clássico. Já o Romantismo, um dos períodos mais apreciados da música clássica, estende-se por todo o século XIX e é marcado pela expansão da tonalidade e da harmonia, por grandes formas, por arroubos de sentimentos. Há um grande número de compositores românticos célebres, como Mendelson, Schumann, Liszt e Chopin.


ESTE É OUTRO MONSTRO NA GENIALIDADE DE COMPOR - O GRANDE LUDWIG VAN BEETHOVEN - 1770 - 1827


Allegro, Andante, Moderato
Certamente você já topou com um desses termos ao ouvir música clássica. Trata-se de tipos de “andamentos” musicais, ou seja, o tempo, a velocidade em que uma música ou parte dela será executada. Tradicionalmente, são utilizados os termos em italiano, que é uma espécie de “língua universal” da música. Assim: “allegro” ou alegre indica uma música de andamento (velocidade) mais acelerada, em oposição a um “andante”, que seria um “andar” compassado e confortável, ou ainda um “moderato” (moderadamente). Há dezenas de outros andamentos musicais, como largo, grave, vivace ou presto.
Música de câmara
Ao contrário da música sinfônica ou orquestral, a música de câmara é escrita para pequenas formações, como um trio, um quarteto de cordas ou qualquer outra combinação entre dois a oito instrumentos, geralmente com uma parte específica para cada um deles. A música de câmara nasceu no século XVIII na Europa e era a música feita em casa (numa “câmara” ou aposento), muitas vezes entre músicos amadores, amigos que se reuniam para momentos de diversão. Algumas das mais importantes peças do repertório da música clássica foram escritas para música de câmara.
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