07/MAIO/2020 - JCF
NOTA DO COLUNISTA JCF
EM EDIÇÕES ANTERIORES RETRATEI A TORRE DE PISA (?ITÁLIA), TORRE ELFEL?(FRANÇA) PORTANTO DESTA FEITA E NESTA EDIÇÃO Nº 1879 ESTOU RETRATANDO "O CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO - É COISA NOSSA PORTANTO NÃO SERIA JUSTO DA MINHA PARTE NÃO MOSTRAR ESTA MARAVILHA NO RIO DE JANEIRO...
Cristo Redentor: história
NOTA DO COLUNISTA JCF
EM EDIÇÕES ANTERIORES RETRATEI A TORRE DE PISA (?ITÁLIA), TORRE ELFEL?(FRANÇA) PORTANTO DESTA FEITA E NESTA EDIÇÃO Nº 1879 ESTOU RETRATANDO "O CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO - É COISA NOSSA PORTANTO NÃO SERIA JUSTO DA MINHA PARTE NÃO MOSTRAR ESTA MARAVILHA NO RIO DE JANEIRO...
JCF
Clovis - Tradição e Cultura
Viajando
pela historia e cultura
1877
– O CRISTO REDENTOR – RIO DE JANEIRO
f
onte:
03/MAIO/2020 – Edição 1877 retratarei o Cristo Redentor do Rio de Janeiro...
Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo,
localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar,
no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de
Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas
do mundo moderno. Wikipédia
Aberto ⋅ Fecha às 19:00
Ah, o Rio de Janeiro! Uma cidade
maravilhosa que encanta só de se imaginar: paisagens deslumbrantes e
belas praias com dias ensolarados na maior parte do ano. Um lugar
verdadeiramente abençoado por Deus e bonito por natureza. E lá em
cima está Ele, o Cristo Redentor, na localização mais privilegiada,
recebendo de braços abertos aqueles que desejam ter a melhor vista do Rio
de Janeiro.
Localizado no alto do morro do
Corcovado, o Cristo Redentor é o principal cartão postal da cidade, uma atração
turística imperdível, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno!
Reunimos nesse post tudo que você precisa saber sobre o Cristo Redentor:
História, como subir, ingressos, preços, dicas e como é a visita ao Cristo
Redentor no Rio de Janeiro.
Cristo Redentor: história
Desde meados de 1850 já se considerava a ideia de erguer um
monumento cristão no alto do Corcovado, em homenagem à Princesa Isabel. Mas com
a Proclamação da República em 1889 e a separação oficial entre a Igreja e o
Estado, a ideia foi deixada de lado.
Até que em 1920 o Círculo Católico do Rio de Janeiro organizou a
“Semana do Monumento”, atraindo doações e recolhendo assinaturas em apoio à
construção de uma estátua. Foi escolhido o projeto do Cristo Redentor de braços
abertos, um símbolo de paz, projetado pelo engenheiro carioca Heitor da Silva
Costa e esculpido pelo escultor franco-polonês Paul Landowski.
A construção durou nove anos (de 1922 e 1931) e o monumento foi
finalmente inaugurado em 12 de outubro de 1931. A estátua tem trinta metros de
altura (sem contar os oito metros do pedestal), 1145 toneladas e seus braços
abertos para a Baía de Guanabara medem 28 metros de largura.
(INSERIR IMAGEM
A 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor
localiza-se no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, e
encanta os visitantes com a vista deslumbrante para a cidade do Rio de Janeiro.
Os desafios para a
construção do Cristo Redentor
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Ícone da paisagem carioca e ponto obrigatório a turistas de todo
o mundo que visitam a cidade, todo o fascínio do Cristo Redentor resguarda uma
empolgante historia de sua construção. Erguido no alto do Corcovado com 38
metros de altura e cerca de mil toneladas, o projeto monumental é de autoria do
engenheiro Heitor da Costa Silva e levou aproximadamente cinco anos para ser construído
(1926-1931). Com desenho inicial de Silva, o projeto contou com detalhes finais
do artista plástico Carlos Oswald junto ao escultor francês Paul Landowski,
encarregado de modelar todos os componentes que constitui a estátua.
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As ideias do projeto iniciaram-se em 1921, após discussões entre
autoridades do governo carioca. Em 1923 foi realizado um concurso
de projeto, vencido por Costa Silva. A construção só teve inicio em 1926,
após arrecadação integral de fundos à materialização do projeto monumental, que
foi concluído em outubro de 1931.
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Durante as obras do
monumento, uma série de contratempos e dificuldades marcou a operação.
Localizado a uma altura média de mais de 700 metros de altura a partir da cota
mais baixa, operários encontraram problemas logísticos pelo canteiro de obras
reduzido em área – apenas 15 metros de diâmetro; e pelas intempéries –
descargas elétricas durante tempestades e altas temperaturas no verão.
Contanto, mesmo diante das dificuldades, nenhuma morte ou acidente foi
registrado durante a construção.
O complexo canteiro de
obras foi dividido em duas áreas – a primeira no topo e uma segunda numa cota
um pouco mais baixa, ambas interligadas por um sistema vertical inclinado com
quase 50 metros de extensão e escavado 4 metros na rocha, permanecendo após a
inauguração. Na ala mais baixa que continha maior área foi posicionado um
barracão de corte, dobra e solda – local de preparação da ferragem da estátua;
almoxarifado e depósito principal – local de concentração material (areia,
cimento, brita e agregados miúdos e graúdos); área de convivência aos operários
– refeitório, banheiros e dormitórios; e um portal de acesso ao Pavilhão Chapéu
do Sol, fundido na Bélgica e erguido em meados do século XIX (1885),
permanecendo até 1940.
ESTE É UM DOS TRANSPORTE QUE SAI DA ESTAÇÃO DE COSME VELHO LEVANDO TURISTAS PARA VISITA AO CRISTO REDENTOR...JCF
(inserir
imagem)
Todos os moldes da estátua foram desenvolvidos em gesso em
tamanho real pelo escultor francês Paul Landowski, que chegando ao Brasil foram
concretadas num sitio de Levy, em São Gonçalo. No mesmo local, testes foram
realizados.
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