10/AGOSTO/2020 - JCF


JCF Clovis -  Tradição e Cultura

Viajando pela historia e cultura

1975 –MARECHAL CÂNDIDO RONDON

07/AGOSTO/2020 – Nesta edição nº 1975 veremos a fantástica linha biográfica do Marechal Cândido Rondon  o desbravador e os índios

Fonte   https://altamontanha.com/155-anos-de-marechal-rondon-o-desbravador-do-brasil/

 

155 anos de Marechal Rondon, o desbravador do Brasil - POR MARUZA SILVÉRIO EM 5 DE MAIO DE 2020




Há 155 anos, nascia Cândido Mariano da Silva, o marechal Rondon, que ficou conhecido como um grande desbravador e conquistador brasileiro. Ele foi o responsável por interligar o Rio de Janeiro as regiões remotas do Mato Grosso e Amazônia. Enquanto o montanhismo e as atividades de trekking por lazer ainda engatinhavam no país, ele empreitou uma jornada militar desbravando o sertão para abrir caminhos e instalar linhas telegráficas.



 

Rondon descobriu rios, montanhas e vales, mapeou regiões e desenvolveu importantes trabalhos científicos para as áreas de cartografia, botânica, geologia, zoologia, antropologia e etnografia de populações indígenas e sertanejas. Assim, esses trabalhos realizados pelo desbravador foram fundamentais para o desenvolvimento de mapas do território nacional. Ele também foi responsável por interligar o interior do Brasil com estradas e telégrafos. Porém, o seu maior feito foi fazer tudo isso em harmonia com os índios, respeitando os seus direitos e modo de vida e convivendo pacificamente.

Sua relação de respeito com os indígenas



Cândido Mariano da Silva nasceu no interior do Mato Grosso, em 1865, e tem descendência indígena em sua origem.  O menino ficou órfão ainda muito pequeno e foi criado por seu tio, Manuel Rodrigues da Silva Rondon, um capitão da Guarda Nacional. Todavia, quando adulto, o desbravador adotou o nome Rondon em sua homenagem.

Criado com fortes ligações a cultura indígena e sob disciplina militar, Rondon teve uma promissora carreira no exército e como desbravador. Em 1910, Rondon assumiu o Serviço de Proteção ao Índio, e anos mais tarde tornou-se o primeiro presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios. Em 1952, foi responsável pela criação do Parque Nacional do Xingu.

Graças a sua vida com grandes contribuições ao país e respeito aos direitos dos povos nativos, em 1956, o território de Guaporé passou a ser chamado de Rondônia em homenagem a ele. Assim, esse é o único nome de estado que faz referencia a uma figura pública.

2ª fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Rondon

Cândido Rondon

 

 

 Nota: ""Marechal Cândido Rondon"" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre o sertanista brasileiro. Para outros significados de Marechal Rondon,

Marechal Rondon, em 1930


 

Nome completo

Cândido Mariano da Silva Rondon

 

Apelido

Marechal Rondon

 

Dados pessoais

 

Nascimento

5 de maio de 1865Santo Antônio de LevergerMato Grosso

 

Morte

19 de janeiro de 1958 (92 anos), Rio de JaneiroDistrito Federal

 

Esposa

Francisca Xavier

 

Vida militar

 

Força

Coat of arms of the Brazilian Army.svg Exército Brasileiro

 

Anos de serviço

1881-1955

 

Hierarquia

Marechal.gif Marechal

 

Comandos

Corpo de Engenheiros Militares
Serviço de Proteção ao Índio

 

Batalhas

Proclamação da República
Revolta da Armada
Revolução de 1930

 

Honrarias

Cruz de Combate
Medalha Centenário de David Livingstone
Ordem de Colombo

 

Assinatura

Marechal rondon signature.jpg

 

marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal Rondon (Santo Antônio de Leverger5 de maio de 1865 – Rio de Janeiro19 de janeiro de 1958), foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras. Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingu. O estado brasileiro de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem.

VOU ABORTAR E RETORNAR NA EDIÇÃO Nº1976...

ATÉ A PRÓXIMA - JCF

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog