01/SETEMBRO/2020 - JCF
COLUNA JCF – DESDE
11/05/2015
JCF Clovis
- Tradição e Cultura
Viajando pela
historia e cultura
1670 – MARIO LANZA –
PARTE II
07/01/2020 – Continuação da
edição nº1669 sobre um resumo do tenor MARIO LANZA – filho de italianos porém Mario
Lanza nascido nos Estado UNIDOS.
Continuação...
Sua carreira operística
iniciada foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, quando ele foi designado
para Serviços Especiais no Corpo Aéreo do Exército dos EUA. Ele apareceu nos programas de guerra On
the Beam e Winged Victory . Ele também apareceu na versão cinematográfica
deste último (embora seja um membro irreconhecível do coro). Ele retomou sua carreira de cantor com um
concerto em Atlantic City, Nova Jersey, com a NBC Symphony Orchestra em setembro de 1945, sob Peter Herman Adler ,
posteriormente seu mentor. No mês seguinte, ele substituiu o tenor Jan Peerce no
programa de rádio ao vivo da CBS Great Moments in
Music, no qual ele fez seis aparições em quatro meses, cantando
trechos de várias óperas e outros trabalhos.
Ele estudou com Enrico Rosati
por 15 meses e, em seguida, embarcou em uma turnê de 86 shows nos Estados
Unidos, Canadá e México entre julho de 1947 e maio de 1948 com o baixo George London e a soprano Frances Yeend . Ao revisar sua segunda aparição no Grant Park
de Chicago em julho de 1947 no Chicago Sunday Tribune , Claudia Cassidy elogiou
o "tenor soberbamente natural" de Lanza e observou que "embora
uma infinidade de pontos positivos o escapem, ele possui as coisas quase
impossíveis de aprender. Ele sabe. o sotaque que faz uma linha lírica atingir
seu público, e ele sabe por que a ópera é um drama musical ".
Em abril de 1948, Lanza cantou
duas apresentações como Pinkerton no Madama Butterfly de Puccini
para a New Orleans Opera Association, conduzida
por Walter Herbert com o diretor Armando Agnini . Revendo a apresentação da noite de abertura
no St. Louis News (9 de abril de 1948), Laurence Oden escreveu
"Mario Lanza se apresentou ... Tenente Pinkerton com considerável verve e
arremetida. Raramente vimos um tenor principal mais soberbamente romântico. Seu
excepcional uma voz bonita ajuda imensamente. " Após o sucesso dessas performances, ele foi
convidado a retornar a Nova Orleans em 1949 como Alfredo em La traviata, de Verdi . Mas, como escreveu o biógrafo Armando Cesari,
Lanza em 1949 "já estava profundamente envolvido no maquinário de
Hollywood e, consequentemente, nunca aprendeu o papel [principal do meio de
Verdi".
No momento de sua morte, Lanza
estava se preparando para retornar ao palco das óperas. O maestro Peter Herman Adler ,
com quem Lanza já havia trabalhado tanto em concerto quanto na trilha sonora
de O Grande Caruso ,
visitou o tenor em Roma durante o verão de 1959 e depois lembrou que
"[Lanza] estava trabalhando duas horas por dia com uma ópera. treinador, e
pretendia voltar à ópera, seu único amor verdadeiro ". Adler prometeu ao tenor "toda a ajuda possível"
em seu "planejamento para o seu futuro operístico". Na edição de 14 de outubro de 1959
da Variety , foi relatado que Lanza havia planejado retornar à
ópera no papel de Canio em Pagliacci, de Leoncavallo, durante a temporada
1960-61 da Ópera de Roma. Isso foi confirmado posteriormente por Riccardo Vitale, diretor
artístico da Ópera de Roma. [15] Variety também observou que os preparativos
estavam em andamento no momento da morte de Lanza para que ele participasse da
gravação de uma série de óperas completas para a RCA Italiana.
Carreira no cinema
Um concerto no Hollywood Bowl em
agosto de 1947 chamou Lanza à atenção de Louis B. Mayer ,
que prontamente assinou Lanza para um contrato de sete anos com Metro-Goldwyn-Mayer . O contrato exigia que ele se comprometesse com
o estúdio por seis meses e, a princípio, Lanza acreditava que seria capaz de
combinar sua carreira cinematográfica com a de ópera e concerto. Em maio de 1949, ele fez suas primeiras
gravações comerciais com a RCA Victor . Sua versão da ária " Che gelida manina "
(de La bohème )
daquela sessão recebeu posteriormente o prêmio de Gravação Operacional do Ano
pela Associação Nacional de Críticos de Registros (Estados Unidos).
O brinde de Nova Orleans
Os dois primeiros filmes
estrelados por Lanza, That Midnight
Kiss e The Toast of New Orleans , ambos
com Kathryn Grayson ,
foram os sucessos comerciais e, em 1950, sua gravação de "Be My Love"
deste último se tornou o primeiro de três milhões de filmes vendidos. singles
para o jovem cantor, ganhando enorme fama no processo. [ citation
needed ] Enquanto estava na MGM, Lanza trabalhou em estreita
colaboração com o maestro, compositor e arranjador vencedor do Oscar, Johnny Green . [ citação necessária ]
Em uma entrevista de 1977 com o
biógrafo de Lanza, Armando Cesari, Green lembrou que o tenor estava inseguro
sobre a maneira como ele havia se tornado bem-sucedido e estava profundamente ciente
do fato de ter se tornado uma estrela de Hollywood antes de se estabelecer no
palco operístico. .
Se [Lanza] já tivesse sido um
tenor principal, se não o principal da Ópera Metropolitana, e
tivesse ido a Hollywood entre as temporadas para fazer uma foto, ele teria [a
segurança de ter o Met como seu casa ", observou Green. Segundo Green,
Lanza possuía" a voz do próximo Caruso. [Lanza] tinha uma qualidade incomum, muito
incomum ... um tenor com uma cor de barítono nos registros médio e baixo, e uma
ótima sensação para fazer música. Uma grande musicalidade. Achei fascinante, musicalmente, trabalhar com
[ele].
O GRANDE CARUSO
Em 1951, Lanza interpretou Enrico Caruso em O Grande Caruso ,
que foi o maior sucesso da MGM do ano. Ao mesmo tempo, a popularidade crescente de Lanza o expôs a
intensas críticas de alguns críticos de música, incluindo aqueles que haviam
elogiado seu trabalho anos antes. [ carece de fontes? ] Seu
desempenho lhe rendeu elogios do filho do sujeito, Enrico Caruso Jr., um tenor
por direito próprio. Pouco antes de sua morte em 1987, Enrico Jr. escreveu em Enrico Caruso: My Father and My Family (publicado
postumamente em 1990) que:
Não consigo pensar em nenhum outro tenor, antes ou depois de Mario
Lanza, que pudesse ter ascendido com sucesso comparável ao desafio de
interpretar Caruso em uma biografia de cinema ... Lanza nasceu com uma das
dezenas ou mais grandes vozes de tenor do século , com uma colocação de voz
natural, um timbre inconfundível e muito agradável, e um instinto musical quase
infalível.
The Student Prince

O tenor Richard Tucker (à
esquerda) falando com Lanza em 1958 na estreia de Tucker em Covent Garden .
Em 1952, Lanza foi demitido
pela MGM após ter gravado as canções para The Student Prince . O motivo mais citado na imprensa sensacionalista da época era que
seu problema recorrente de peso tornava impossível para ele caber nos trajes do
Príncipe. No entanto, como seus biógrafos Cesari e
Mannering estabeleceram, Lanza não estava acima do peso no início da produção e
foi, na verdade, um desentendimento com o diretor Curtis Bernhardt sobre o canto de
Lanza de uma das canções do filme que levou a Lanza saindo do set. A MGM se recusou a substituir Bernhardt, e o filme foi
posteriormente feito com o ator inglês Edmund Purdom , que foi dublado com a
voz gravada de Lanza.
Deprimido por sua demissão e com sua autoconfiança severamente
abalada, Lanza tornou-se um recluso virtual por mais de um ano, freqüentemente
buscando refúgio em farras alcoólicas. Durante esse período, Lanza também chegou muito perto da falência
como resultado de más decisões de investimento de seu ex-gerente, e seus
hábitos pródigos o deixaram devendo cerca de US $ 250.000 em impostos atrasados
ao IRS .
Death
Em
abril de 1959, Lanza teria ficado doente, principalmente com problemas
cardíacos e também com pneumonia. Em 25 de setembro de 1959, ele entrou na clínica Valle Giulia, em
Roma, com o propósito de perder peso para um próximo filme. Enquanto estava na clínica, ele passou por um controverso programa
de perda de peso conhecido coloquialmente como "o tratamento do
sono do crepúsculo ",
que exigia que seus pacientes fossem mantidos imóveis e sedados por períodos
prolongados. Em
7 de outubro, Lanza morreu de uma aparente embolia pulmonar aos 38 anos.
Nenhuma autópsia foi realizada. Ele deixou sua esposa e quatro filhos. Betty Lanza voltou para Hollywood completamente arrasada. Ela morreu cinco meses depois de overdose de drogas. Maria Caniglia , Franco Fabrizi e Enzo Fiermonte compareceram
ao funeral. Frank Sinatra enviou
suas condolências por telegrama.
Do filme Toast of New Orleans , como o tenente
Pinkerton USN, na recriação da ópera Madama Butterfly
Em 1991, seu filho Marc Lanza morreu de ataque cardíaco. Ele tinha 37 anos, um ano mais jovem do que Mário quando morreu. Em 1998, a filha Colleen Lanza foi morta por um carro ao
atravessar uma rua. Ela
passou duas semanas no hospital em coma, do qual nunca se recuperou. O filho Damon Anthony Lanza morreu em 16 de agosto de 2008 na
Califórnia, aos 55 anos.
Um fim injusto para o tenor mais popular do mundo durante os anos
vividos por LANZA...JCF
ATÉ A PRÓXIMA...JCF
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