04/SETEMBRO/2020 - JCF


COLONIA JCF – DESDE 11/05/2015

                      JCF Clovis -  Tradição e Cultura                     

Viajando pela historia e cultura

1999 –  BRASIL COLONIA – SÉCULO XVII

 

04/09/2020 – Esta edição nº 1999 farei o registro do Brasil Colônia – século XVII -  Quando Portugal, no século 17, resolveu estender as fronteiras do Brasil Colônia para sanar a crise da metrópole, o bandeirante Fernão Dias Paes Leme assumiu a tarefa de buscar riquezas para a coroa portuguesa. Com sua bandeira, percorreu os sertões, enfrentou índios hostis, animais selvagens, deserções e traições.

O BANDEIRANTE PAULISTA FERNÃO Dias Pais leme

Era época das “bandeiras” e Fernão Dias Paes Leme foi encarregado pela corte portuguesa a percorrer os sertões do Brasil-Colônia Portuguesa com a finalidade de buscar esmeraldas e  ouro

E outras riquezas de minerais.

E outras riquezas para “PORTUGAL”, haja vista a grande crise que a Corte Portuguesa estava enfrentando, após esta missão Fernão Dias ficou conhecido com “O CAÇADOR DE ESMERALDAS”...

Fonte: https://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/fernao_dias_bandeirante.htm

Fernão Dias - biografia resumida do bandeirante

 

Quem foi


Fernão Dias Pais Leme, cujo sobrenome também é grafado como Paes Leme, foi um bandeirante paulista do século XVII.

A atividade de bandeirante era típica dos séculos XVII e XVIII no Brasil. Os bandeirantes procuravam riquezas minerais (ouro e pedra preciosas) e mão de obra para trabalhos forçados. Neste último caso, alguns bandeirantes chegaram a capturar indígenas para vendê-los como escravos.




Biografia resumida de Fernão Dias


- Fernão Dias nasceu em 1608 nas proximidades da vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, antigo nome da cidade de São Paulo (SP). Os antepassados do bandeirante eram os primeiros ocupantes estrangeiros da Capitania de São Vicente.


- Em 1626, enquanto morava em sua fazenda que ficava onde hoje é o bairro de Pinheiros, Fernão passa a ser fiscal de rendas da câmara municipal.


- A bandeira comandada por Antônio Raposo Tavares e orientada para o sul do Brasil parte em 1638 e Fernão Dias integra-se a ela. Ele ajuda a atacar as reduções, que eram aldeamentos de populações tradicionais organizadas por padres jesuítas. A expedição chega até o Uruguai.





- Em 1644 seguiu em uma nova bandeira, dessa vez pelo interior do estado de São Paulo.

 

 Com os recursos que arrebanhou, em 1650 Fernão Dias contribui para a reforma da capela que hoje faz parte do conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento, no centro velho de São Paulo (SP).


- É eleito juiz ordinário em 1651.


- Fernão Dias casa-se com Maria Garcia Betim em 1660. O casal teve oito filhos.


- Em uma bandeira que vai de 1661 a 1665, Fernão Dias retorna da Serra de Apucarana, no Paraná, com mais de quatro mil índios escravizados. Como não conseguiu negociá-los, instalou os índios em aldeamentos nas margens do Rio Tietê.


- Recebe ordens do governador da Capitania de São Vicente, Afonso Furtado, para encontrar esmeraldas.


- Acompanhado por mais de 600 homens, o bandeirante parte nessa expedição em 21 de julho de 1674 em busca das esmeraldas. A trajetória exata dessa bandeira ainda é incerta, mas estima-se que ela tenha passado pelo Rio das Velhas, próximo a Sabará (MG) e chegado ao Rio Araçuaí, afluente do Rio Jequitinhonha.


- Em 1681, depois de muito explorar a região interiorana do sudeste brasileiro e fundar vários arraiais, Fernão encontra umas pedras verdes, que acredita serem esmeraldas.


- Não se sentindo bem com uma febre, Fernão Dias encarrega seu filho Garcia Rodrigues Pais, que o acompanhava na bandeira, de retornar para São Paulo e entregar as pedras na câmara municipal.

- Fernão Dias morre em 1681, aos 73 anos, provavelmente vítima de malária, próximo ao Rio das Velhas. Tempos depois, descobriu-se que as pedras verdes eram na verdade turmalinas.


- Os restos mortais de Fernão Dias estão enterrados no jazigo da família que ele obteve no Mosteiro de São Bento em troca das suas contribuições financeiras.

 

Curiosidade:

 

- Atualmente, Fernão Dias empresta seu nome à BR-381, principal rodovia que liga São Paulo (SP) à Belo Horizonte (MG).

DO COLUNISTA

Fernão Dias Pais Leme esta retratado maravilhosamente no filme DE 1979 denominado “O CAÇADOR DE ESMERALDAS” com o elenco nacional como Gloria Menezes, Roberto Bonfim, Tarcísio Meira, entre outros...Filme do final da década de 70 – Filme do gênero de aventura e drama sobre a direção de Osvaldo de Oliveira...

 

ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO...JCF

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog