03 FEVEREIRO 2021 - COLUNA JCF - EDIÇÃO Nº 042 -02021 - AS PIRÂMIDES - JCF

E MAIS Rondônia Com Você e Ponto

                             JCF Clovis -  Tradição e Cultura                            

Viajando pela historia e cultura

042 –  AS PIRÂMIDES – COMO EXPLICAM?

        01/02/2021 – NESTA EDIÇÃO Nº 042-2021 VOU REGISTRAR A CONTINUAÇÃO DA EDIÇÃO Nº 041 -02021 LISTANDO OUTRAS DEZ PIRÂMIDES CONCLUINDO O TEMA ESCOLHIDO...JCF

Fonte: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/falando-em-piramides/

23. Pirâmide do Jaguar (maia), em Tikal, Guatemala, 250 d.C.


A civilização maia desenvolveu-se por volta do século IV a.C. numa região próxima ao Oceano Pacífico, na atual fronteira entre o México e a Guatemala. A partir de 250 d.C., os maias se espalharam pelas florestas quentes e úmidas da Guatemala, sul do México, El Salvador, Honduras, Belize chegando até a península mexicana de Yucatã. Tikal foi um grande centro cerimonial maia  com dezenas de templos em forma de pirâmides. A maior delas é a Pirâmide do Jaguar, com 9 plataformas que totalizam 45 metros de altura. Foi construída a mando do governante maia e serviu-lhe também de sepultura. O nome se deve à figura de um jaguar entalhado na porta principal.

24. Templo das Inscrições (maia), em Palenque, México, 675 d.C.


A civilização maia desenvolveu-se por volta do século IV a.C. numa região próxima ao Oceano Pacífico, na atual fronteira entre o México e a Guatemala. A partir de 250 d.C., os maias se espalharam pelas florestas quentes e úmidas da Guatemala, sul do México, El Salvador, Honduras, Belize chegando até a península mexicana de Yucatã. Tikal foi um grande centro cerimonial maia com dezenas de templos em forma de pirâmides. A maior delas é a Pirâmide do Jaguar, com 9 plataformas que totalizam 45 metros de altura. Foi construída a mando do governante maia e serviu-lhe também de sepultura. O nome se deve à figura de um jaguar entalhado na porta principal.

25. Pirâmides de Tula (tolteca), em Hidalgo, México.

Tula ou Tollan-Xicocotitlan foi a capital do estado tolteca que se desenvolveu no centro do México e cuja influência chegou a lugares tão distantes como a península de Yucatan, El Salvador e Nicarágua. A pirâmide B, o mais conhecido dos edifícios de Tula, foi erguida no apogeu dessa civilização, entre os séculos X e XII. Na parte superior da plataforma estão quatro esculturas de guerreiros toltecas, chamados os Atlantes de Tula.

Pirâmides de Tula, civilização tolteca, em Hidalgo, México.


26. Pirâmide de Canaa (maia), El Caracol, Belize

Caracol ou El Caracol foi possivelmente o mais importante centro político maia no território do atual Belize, entre 300 a 900 d.C. Em seu apogeu, chegou a ter uma população estimada de 150 mil pessoas. Descoberto apenas em 1936, o complexo de El Caracol teve, escavado, até o momento, uma área central de 1,5 km de superfície. Ali se ergue a pirâmide de Canaa com 42 metros de altura.

27. Pirâmide El Castillo (maia-tolteca), em Chichén Itzá, México, 1000 d.C. Ergu


Erguida para o deus maia Kukulcán, a pirâmide El Castillo é um edifício piramidal com 9 plataformas que atingem 30 metros de altura. A base quadrada tem 55,3 metros de lado. As quatro faces têm escadarias de acesso para o único templo no topo. Cada escadaria possui 91 degraus que, incluindo-se a plataforma do templo, totalizam 365 passos, igual ao número de dias do haab, o calendário maia. Na parte inferior da escadaria Norte há duas cabeças de Kukulcán, a serpente emplumada. Nos equinócios de primavera e outono, observa-se nesta escadaria um fenômeno de luz e sombra que parece dar vida à serpente divina.



28. Pirâmide do Adivinho (maia-tolteca), em Uxmal, México,  1000 d.C. U

Uxmal, fundada por volta de 500 d.C., foi uma das maiores cidades da península de Iucatã, no México. Entre suas maravilhas está a Pirâmide do Adivinho ou Pirâmide do Mago É uma estrutura singular, a única pirâmide com planta ovalada na cultura maia. Alcança 35 metros de altura com uma base elíptica de 53,5 metros no lado maior. Inteiramente construída de pedra, foi dedicada ao deus Chac, divindade da água e da chuva. Assim como outras pirâmdes maias, a Pirâmide do Adivinho também seguiu a tradicional prática de sobreposição, isto é, em determinados períodos, nova estrutura foi construída  sobre as já existentes aumentando assim sua dimensão. A pirâmide, como está hoje, é o resultado de cinco templos sobrepostos. O nome da pirâmide é derivado de lendas populares contadas pelos descendentes maias. Uma delas fala sobre um deus chamado Itzamna que, sozinho, construiu a pirâmide em uma noite, usando seu poder e magia.

Pirâmide do Adivinho ou Pirâmide do Mago, em Uxmal, México, a única pirâmide maia com base elíptica.

29. Pirâmide de Monks Mound, estado de Illinois, Estados Unidos. U


Uma pirâmide com 30m de altura, 291 de comprimento e 236 de largura inteiramente construída de terra e pedra transportadas em cestos. Foi erguida pelos índios Cahokia, antiga cultura mississipiana, entre 1050 e 1250 d.C. Sua função ainda é desconhecida, mas há evidências de ter tido um grande edifício de madeira no topo. Hoje, os visitantes podem chegar ao topo por uma escada moderna de madeira. América do Sul

PIRÂMIDES DA AMÉRICA DO SUL

30. Pirâmides de Caral, Peru

Caral encontra-se no Vale do Supe, 200 km ao norte de Lima, no Peru. Ali desenvolveu-se uma cultura complexa, chamada de Caral, entre 3000 a.C. e 1850 a.C., o que a torna a mais antiga do continente americano e um dos berços da civilização mundial. O centro urbano de Caral é formado por 32 estruturas piramidais, a maior delas com 18 metros de altura e datada da mesma época em que os egípcios construíram as suas pirâmides.

Pirâmides de Caral, Peru, contemporânea das pirâmides egípcias.

Pirâmides de Caral, Peru, contemporânea das pirâmides egípcias.

31. Huaca do Sol e Huaca da Lua (mochica), Peru, 300 d.C.

Huaca do Sol, Peru, 300 d.C., construída pelos mochicas, povo guerreiro que formou o primeiro império da América.

32. Pirâmide de Akapana, em Tiahuanaco, Bolívia, 500 d.C.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog