05 DE JULHO DE 2021 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA - NL Nº 0166-2021 REMBRANT E SUA OBRAS PRIMAS...JCF
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JCF Clovis - Tradição e Cultura
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pela historia e cultura
0166-2021
– REMBRANT E SUAS
BELAS OBRAS
04/07/2021 – Nesta
edição nº 0166-2021 vou abordar e registrar REMBRANT E SUAS BELAS OBRAS
1ª fonte: https://www.culturagenial.com/rembrandt-obras-biografia/#:~:text=Rembrandt%20Harmenszoon%20van%20Rijn%20(1606,grande%20nome%20do%20Barroco%20europeu.
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) foi um criador de obras-primas consagradas como A ronda noturna e A Lição de
Anatomia do Dr. Tulp. Inovador e original, Rembrandt foi não só um expoente artista da Época
Áurea holandesa como também um grande nome do Barroco europeu.
Rembrandt Harmenszoon van Rijn
(1606-1669) foi um criador de obras-primas consagradas como A ronda
noturna e A Lição de Anatomia do Dr. Tulp.
Inovador e original, Rembrandt foi não só um
expoente artista da Época Áurea holandesa como também um grande nome do Barroco
europeu.
Obras de Rembrandt
A ronda
noturna (1642)
A frente do quadro, com protagonismo, está o
capitão Frans Banning Cocq e o seu tenente. Vemos no trabalho de Rembrandt
um retrato em movimento, característica bastante incomum para a
época em que foi pintado quando os retratos eram habitualmente estáticos.
O que chama a atenção nessa peça é o jogo de luz e
sombra, a presença de forte ação (observe, por exemplo, as armas levantadas), a
noção de profundidade e dinamismo (repare como há muitas ações
acontecendo em simultâneo).
O retorno do filho pródigo (1662)
Pintado em 1662 por Rembrandt, a imagem ilustra o
instante em que o filho mais jovem da parábola de Jesus regressa para a casa,
para ficar junto do pai.
A história bíblica, que está registrada em Lucas
15, narra o percurso de um jovem rebelde que decide ir embora do lar para viver
no luxo as custas da fortuna do progenitor. Arrependido, ele acaba por retornar
para casa em péssimo estado - de cabeça raspada, esfarrapado e praticamente
descalço - onde o pai o aguarda de braços abertos.
Algumas figuras assistem a cena, entre eles os
empregados e o irmão do rapaz que regressa. Na tela destacamos o fato de vermos
a expressão de praticamente todos os representados, exceto do filho pródigo,
que dá nome ao quadro.
Observamos no quadro o típico jogo de luz e
sombra presente habitualmente nas telas do pintor holandês.
Uma curiosidade: em 1766 Catarina, a Grande, da
Rússia, adquiriu a tela O retorno do filho pródigo, que atualmente
está no Museu Hermitage em São Petersburgo.
A Lição de Anatomia do Dr.
Tulp (1632)
Pintado em 1632, quando o artista tinha apenas 26 anos, a tela retrata uma sessão onde um cadáver é dissecado. A peça foi encomendada pela Associação de Cirurgiões (Surgeons Guild) de Amsterdã.
Assim como em A ronda noturna, vemos
um retrato de grupo peculiar, onde cada expressão aparece de forma dramática e
chama a atenção do espectador.
Teóricos da obra de Rembrandt supõem que, do grupo
retratado, dois ou três personagens eram efetivamente médicos e os outros
presentes seriam assistentes. Aqueles que observam o procedimento médico
parecem hipnotizados, profundamente concentrados assistindo o
mestre em ação deixando as entranhas do antebraço esquerdo à mostra.
Registros apontam que a dissecação teria acontecido
no dia 16 de fevereiro de 1632 na sala de conferências da associação. O
protagonista da tela (o único nomeado no título da obra inclusive) é o Dr.
Nicolaes Tulp (1593-1674), o anatomista municipal que, na ocasião, tinha 39
anos e era um consagrado médico.
O cadáver em questão era Aris Kindt, um criminoso
que havia sido condenado por assalto à mão armada. Deitado em uma mesa de
madeira, seminu, a parte em que figura no quadro é profundamente clara em
oposição à escuridão presente em todo o resto da obra.
A noiva judia (1666-1667)
A noiva judia teria sido pintada entre 1666 e 1667 e, na imagem, vemos apenas duas personagens. Essa contenção de figuras permite que o pintor explore mais detalhadamente a densidade psicológica de cada uma das personagens através das feições. Ao longo da carreira (especialmente no início dela), Rembrandt se dedicou a criar retratos.
Bastante cuidadoso ao retratar detalhes como as
joias da noiva e a relação entre o recém-casal, o pintor holandês consegue,
através da linguagem corporal, demonstrar o afeto e a cumplicidade que permeiam
o casal.
Um fato interessante: como o artista viveu com a
mulher Saskia numa casa de luxo situada no bairro judeu de Amsterdã, acabou por
retratar uma série de rabinos e fatos relacionadas ao universo judaico.
Betsabá e seu banho (1654)
Pintada em 1654 a tinta óleo, Betsabá e seu banho não é uma exceção na produção de Rembrandt, que pintou uma série de temas bíblicos ao longo de toda a sua carreira.
O criador holandês era um conhecedor tanto do velho
quanto do novo testamento e, entre 1616 e 1620, frequentou uma Escola Latina na
sua cidade natal especializada em estudos bíblicos e clássicos.
A história que escolheu retratar aqui, de Betsabá,
futura mãe do rei Salomão, encontra-se no antigo testamento. Na sua
interpretação, Rembrandt apresenta uma nudez desenvergonhada exposta à luz. A
bela pousa a mão esquerda sobre uma camisa branca e, com a mão direita, segura
um misterioso papel enquanto a serva, com tons escuros em oposição à clareza
dela, seca o seu pé.
Autorretrato (1660)
Rembrandt fez uma série de autorretratos em vida, estima-se que o artista tenha criado cerca de 80 imagens dele próprio - ou em óleo ou em gravura - ao longo de 40 anos.
Nessas imagens o criador estuda a sua própria
fisionomia e se presenta em variadas poses, fazendo uso de diferentes
vestuários além de apresentar uma série de expressões distintas.
Não se sabe bem o motivo que moveu Rembrandt a
criar tantas sucessivas imagens, mas supõe-se que esse movimento estivesse
relacionado à procura de um autoconhecimento.
Ao retratar o seu próprio degradar com o passar dos
anos, o pintor escolheu ilustrar não só o seu auge e vigor físico como também o
seu declínio.
Biografia de Rembrandt
Harmenszoon van Rijn
Rembrandt Harmenszoon van
Rijn foi um pintor e gravurista barroco que nasceu no dia 15 de julho de 1606
em Leiden (Holanda).
O rapaz era filho de um moleiro chamado Harmen Gerritszoon van
Rijn (1568-1630) com Neeltgen Willemsdochter van Zuytbrouck (1568-1640),
oriunda de uma família de padeiros. O pai de Rembrandt possuía uma propriedade
a margem do rio.
O casal teve dez filhos - seis sobreviveram, Rembrandt foi o
quarto.
A pintura proporcionou uma boa vida à Rembrandt Harmenszoon van
Rijn, que foi bastante celebrado ao longo da carreira e teve um profundo
sucesso não só na Holanda como também ao longo de toda a Europa.
O estilo da pintura
O artista começou a fazer sucesso a partir da década de 1630.
Nesses primeiros anos recebeu inúmeras encomendas e
teve facilidade de encontrar trabalho em meio a uma Holanda próspera e abastada
que vivia os seus anos de ouro.
Dono de um estilo singular, Rembrandt prestava especial atenção aos gestos e
estava especialmente preocupado em transparecer as emoções dos
personagens (percebidas pelas rugas ou pela posição das sobrancelhas,
por exemplo).
Sua pintura ficou consagrada também porque nas
telas fazia questão de usar efeitos de luz e sombra e incutia uma série de
riqueza de detalhes.
Vida pessoal
O pintor se casou com Saskia van Uylenburgh no dia 22 de junho
de 1634. A esposa escolhida por Rembrandt era sobrinha de um importante
marchand local chamado Hendrick van Uylenburgh.
Do casamento foram gerados quatro filhos, mas apenas um tenha
sobreviveu (Titus, nascido em 1641).
Depois de ficar viúvo (em 1642), o pintor teve uma relação de
concubinato com Hendrickje Stoffels, a babá do seu filho Titus, com quem teve
uma filha chamada Cornélia.
A decadência de Rembrandt
Em 1642 o artista perdeu a esposa Saskia van
Uylenburgh, a partir desse momento começou a enfrentar uma série de problemas
pessoais e profissionais.
Rembrandt sofreu cerca de vinte e cinco processos
judiciais e foi à falência. Os seus bens foram leiloados em 1656 - convém
lembrar que o artista era colecionador de arte e tinha em sua posse obras
importantes como telas de Rafael, Jan van Eyck e uma escultura de Michelangelo.
A morte do pintor holandês
Rembrandt Harmenszoon van Rijn faleceu em Amsterdam no dia 4 de
outubro de 1669, até hoje a causa da sua morte não é conhecida.
ATÉ A PRÓXIMA...JCF
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