07 DE AGOSTO DE 2021- COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA- NL Nº 0194-2021 TEMA BELEZAS NATURAIS DE RONDÔNIA...JCF

 

 

 

 

COLUNA JCF

JCF – CLOVIS TRADIÇÃO E CULTURA

0194 – 2021 BELEZAS NATURAIS DE RONDÔNIA

1ª fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br/destinos-turisticos-de-rondonia-impressionam-pela-beleza-e-economia-afirmam-servidores/

OTENCIAL TURÍSTICO

Destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores


Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimentar várias culinárias. Quem já teve a oportunidade de conhecer o estado de Rondônia afirma com todas as palavras que o turismo da região tem potencial para ser um dos melhores do país.

Vale das Cachoeiras é um dos destinos da servidora Vanessa Porto

A servidora pública Vanessa Porto de Lima colecionar na bagagem paisagens naturais, culinárias típicas e economia, um dos diferenciais quando a escolha é viajar aqui dentro do Estado.

Ela destaca alguns lugares que costuma viajar, como o Vale das Cachoeiras localizado no município de Ouro Preto do Oeste, presente na Rota das Águas, assim como os municípios de Nova União e Mirante da Serra.

“Eu gosto muito de explorar nosso Estado, amo viajar e estar em contato com a natureza. O Vale das Cachoeiras é um lugar incrível, onde tive uma experiência indescritível. É um lugar lindo, bem preservado, com um ambiente familiar e uma culinária maravilhosa. E agora, que se transformou em um parque aquático, atrai ainda mais turista. Eu recomendo muito esse local para quem ainda não conhece, é um lugar dentro da selva, de fácil acesso, e que encanta”, descreveu empolgada a servidora pública. 

LAZER AQUÁTICO

Para quem gosta de se refrescar no verão, ou qualquer outra época do ano, nada melhor do que aproveitar o lazer aquático. A servidora Cristiane Magalhães dos Santos já viajou para o município de Cacoal com a família, pelo menos quatro vezes, ela explica que o atrativo foi a beleza natural do parque aquático existente no município.

“Eu viajei para Cacoal em outubro do ano passado. O parque aquático é um lugar muito bonito, tanto pelos atrativos, como as piscinas, quanto por explorar a natureza. Além de ser um ambiente muito familiar também”,



A gastronomia e a cultura da região são outros atrativos

PESCA

A cidade de Porto Velho é apresentada como a capital nacional da pesca, que já tornou-se até esporte na região. A riqueza em espécies de peixes atrai turistas, pesquisadores e curiosos do mundo todo. A gastronomia e a cultura da região são outros atrativos, segundo a servidora Maria Edna Alves. Ela afirma ter visitado vários pontos da capital e sempre que pode aproveita o tempo livre para conhecer ainda mais a cidade.


O passeio na Litorina é uma dos atrativos de Porto Velho

PROGRAMA VIAJA MAIS SERVIDOR

Recém-lançado no Estado pelo governo de Rondônia, o programa Viaja Mais Servidor, idealizado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem bastante procura, pois oferece descontos em hotéis, restaurantes, parques e demais pontos turísticos do Estado para servidores efetivos ou comissionados de Rondônia.

Uma forma de atrair os olhares para o Estado que cresce a cada dia, fortalecendo assim o turismo da região.

Para conhecer mais sobre o programa basta acessar o site oficial.

2ª fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br/estrada-de-ferro-madeira-mamore-em-porto-velho-completa-109-anos-governo-contribui-para-preservar-patrimonio-historico/

HISTÓRIA

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, completa 109 anos; Governo contribui para preservar patrimônio histórico

A serviço da Sejucel, operários resgatam a locomotiva nº 6, em 2020, no pátio ferroviário da estação de Porto Velho

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, considerada a maior saga ferroviária do mundo, foi inaugurada em 1º de agosto de 1912, há exatos 109 anos. Seus trabalhadores, de diversas nacionalidades, enfrentaram  um terrível conjunto de doenças: malária, beribéri, sarampo, pneumonia, disenteria, leishmaniose visceral, ancilostomíase, hemoglobinúria, febre amarela e outras.

Ela foi considerada, no início do século passado, a mais isolada ferrovia do planeta. Atualmente, o que restou de seu patrimônio sucateado está guardado em Porto Velho, e parte recuperada pelo governo estadual e prefeitura municipal. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal colecionam denúncias de furtos, roubos e desaparecimento de peças.

Segundo a Biblioteca Nacional, em 30 de abril de 1912, foi concluído o que se considera o último trecho da ferrovia. 

De acordo com Carolina Pena de Alencar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir do ciclo da borracha, empresas inglesas e estadunidenses investiram seu capital no Brasil para o controle da extração em todo o vale amazônico.

 A construção da ferrovia era justificada pela necessidade de escoar a borracha, principal produto de exportação brasileiro. O transporte era realizado por via fluvial, elevando os custos tributários, sacrificava vidas humanas – principalmente de índios brasileiros e bolivianos – e perda de mercadorias.

A Borracha viajava pelo trem no século passado, no período da 2ª Guerra Mundial

 

 

 

 

 

 

 


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