01 DE SETEMBRO DE 2021 - COLUNA JCF - TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 0225-2021 - TEMA "OS POVOS INCAS" - JCF
COLUNA
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– CLOVIS TRADIÇÃO E CULTURA
0224 – 2021 – OS POVOS INCAS
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NESTA EDIÇÃO Nº 0224-2021
FAREI UM RESUMO SOBRE OS COSTUMES DOS ´POVOS INCAS ..JCF
Fonte: /www.todamateria.com.br/cultura-inca/
Cultura inca
Escrito por Juliana
Bezerra
Professora de História
A cultura inca é o resultado da fusão
dos costumes de várias civilizações andinas.
Muitos povos se fixaram num
território entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico e se mantiveram
isolados devido às condições geográficas.
Contudo haviam domesticado o
algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se
vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia
cerca de 200 espécies distintas deste grão.
Quanto aos metais, empregavam o
ouro, a prata e o cobre em seus adornos e peças usadas em ritos religiosos.
Povos incas
A mais antiga civilização existente nos Andes centrais é a Caral
(3000 e 1800 a. C.) contemporânea de povos como os egípcios, indianos ou
chineses.
Ali também se desenvolveram os Mochicas, Chavín, Nazca, Inca,
Lambayeque-Chimu, Paracas, entre tantos outros.
Mulher Peruana venda lembranças em Ruínas Incas, vale sagrado, Peru - Fotografia de stock - JCF
Religião inca
A religião inca era politeísta e aos deuses eram dedicados sacrifícios,
festas e templos. Como todas as sociedades agrícolas, seus mitos, a maneira de
contar o tempo e de se relacionar com o mundo estavam baseados na natureza.
Por isso, assim como os animais e as plantas, o ser humano cumpria o
ciclo vital: nascer, crescer, reproduzir e morrer.
Para o povo inca existiam três mundos que eram independentes, mas se
comunicavam:
Hanan Pacha (mundo de
cima): onde está a informação para a agricultura através das estrelas, nuvens,
sol e ventos. As aves e as águas da chuva faziam a comunicação entre os demais
mundos.
Kai
Pa cha (mundo
do meio): ali viviam os seres humanos e os animais e era o espaço onde
acontecia a vida através da união dos líquidos. Exemplo: a água da chuva vinha
do mundo de cima e fertilizava a terra, que proporcionaria o alimento. Os
grandes felinos, como o puma, são os símbolos deste mundo.
Uku Pacha (mundo subterrâneo): onde brota a
vida vegetal e onde a vida animal volta a nascer. A terra é o lugar onde
germinam as sementes, mas é a última morada dos seres humanos e animais. A
serpente é o bicho que representa Uku Pacha.
Os mundos também se ligavam
através de fluidos como a chicha (bebida fermentada feita de milho), água e
sangue.
A concepção de mundo da
civilização inca se baseava na dualidade: noite/dia, homem/mulher, úmido/seco.
Embora opostos, estes elementos se complementavam e esta dualidade é o que faz
movimentar o mundo.
ull View of Machu Picchu and Huayna Picchu Peak in the Background - Fotografia de stock
Sacrifícios humanos
Os incas realizavam sacríficos humanos e de animais a fim de conseguir
boas colheitas e manter o equilíbrio entre os mundos.
As grandes cerimônias religiosas se iniciavam com um combate cujo
objetivo era retirar a cobertura da cabeça do adversário. As vítimas eram
despidas e levadas em procissão.
Durante a cerimônia, o sangue dos guerreiros capturados era oferecido
aos grandes deuses em copos especialmente preparados para este propósito.
Costumes incas
Para os incas, não havia distinção clara entre
o mundo dos mortos e o mundo dos vivos.
nca rosto - Fotografia de stock
Por isso, como em outras culturas da Antiguidade, era costume enterrar os mortos com objetos que seriam úteis nesta viagem.
O corpo era colocado em posição fetal e envolvido com um tecido em
espiral indicando que ele estava retornando para a terra e tornando-se uma
semente que germinaria.
Da mesma forma, as múmias ancestrais incas eram desenterradas e
participavam das reuniões mais importantes da comunidade sentadas junto aos
mais velhos.
Sociedade inca
Os incas conseguiram dominar tantos povos graças à sua habilidade
militar e política.
Um dos princípios era o da reciprocidade: os incas exigiam tributos e
trabalho compulsório nas obras públicas, mas davam terras para o cultivo de
acordo com o tamanho da família.
O sistema ético baseava-se na honradez, no trabalho e na lealdade ao
ancestral, resumidos em três princípios:
·
Ama Sua – não seja ladrão
·
Ama Queylla – não seja preguiçoso
·
Ama Llulla – não seja mentiroso
O casamento era muito importante, pois significava o início de uma nova
vida. Somente o Inca, o Imperador, podia ter mais de uma mulher.
A esposa do Inca assumia as funções de governadora enquanto o marido
estivesse na guerra.
Arte inca
A arte inca estava presente nos
objetos empregados para render culto aos deuses e também para enfeitar os
sacerdotes e dirigentes no momento das cerimônias religiosas.
O material empregado, as estampas e as cores também revelavam a
posição do indivíduo que a vestisse dentro da sociedade inca.
Lhamas a luz de Machu Picchu, em primeiro lugar, o Peru - Fotografia de stock
Tecidos incas
Uma das artes mais elaboradas
dos incas são os tecidos usados de maneira cerimonial. Tanto as estampas como
as cores eram escolhidas de acordo com a função para o qual estava destinado o
tecido.
Um exemplo é o “manto do
dragão”, da cultura paracas, que envolvia o corpo antes de ser enterrado.
Em sua superfície encontramos o
dragão inca: cabeça de felino, corpo de serpente e duas patas como as aves.
Está bordado em amarelo (o mundo de cima), o verde (o mudo do meio) e o negro
(o mundo de abaixo) e o vermelho (o sangue, o líquido vital).
Cerâmicas
incas
A cerâmica foi um material
largamente empregado pelos povos incas seja para fazer utensílios domésticos,
seja para serem usados em cerimônias religiosas. As vasilhas sagradas - huacos, em quéchua - eram
importantes, pois estavam ligadas à água, um elemento essencial para a vida.
Poderiam ser antropomórficas
(forma de humanos) ou zoomórficas (animais), símbolos representando o ciclo da
vida como a espiral, a água (parada ou em movimento).
Adornos incas
Os adornos – braceletes, munhequeiras, tapa orelhas, peitorais,
colares – eram usados nas cerimônias públicas e feitos de metais preciosos como
o ouro, a prata e o cobre.
Esses objetos
eram gravados com símbolos místicos como os animais que representavam os três
mundos, isto é, aves, felinos e a serpente.
Cerâmicas da cultura mochica. Fonte: Wikipédia
Música inca
Provavelmente nunca saberemos
como soava a música inca. Apenas podemos adivinhar como era o som de distintos
instrumentos feitos de materiais como a cerâmica e madeira, como este apito:
Incas
Os incas foram uma
das mais importantes civilizações do mundo, assim como os astecas e os maias.
Originalmente os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na
região de Cusco, no Peru. A partir do século XII, porém, iniciaram a formação
de um vasto império cuja capital era Cusco.
Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da
Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina.
O termo "inca", que hoje designa um povo e um império,
originalmente significava "chefe", título dado aos imperadores e aos
nobres.
Império Inca
Em três séculos, os incas
construíram um poderoso império através de seus exércitos e sua capacidade de
negociação. Com tropas bem organizadas e disciplinadas, uma grande quantidade
de nações indígenas se tornaram seus vassalos.
Para controlar seu imenso
território, abriram duas grandes estradas: uma no litoral, e outra nas
montanhas, que cortavam o território de norte a sul e interligadas por
transversais de leste a oeste. A principal unia as cidade de Cusco e Quito
(Equador) e media cerca de 2.400 quilômetros.
Ao longo desses caminhos havia
guaritas com mensageiros, chamados “Chasquis”, especialmente treinados para
correr o mais rápido possível. Desta maneira, os incas tinham um sistema de
comunicação eficiente e que os permitia saber o que acontecia nos seus
domínios.
Sociedade inca
A sociedade inca era
hierarquizada em várias classes sociais.
O Inca, filho do deus do Sol,
misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O
imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia
a sociedade ao rigor de suas decisões.
O Imperador era considerado um
deus, portanto, tudo o que dizia era acatado. Geralmente, casava-se com uma
irmã que era vista como a encarnação de Mama Quilla, a principal deusa
feminina.
Abaixo do imperador estavam
seus parentes, os nobres, e os escolhidos para ocupar os postos de comando,
como governadores de províncias, chefes militares, juízes e sacerdotes.
A camada seguinte era formada
de funcionários públicos e trabalhadores especializados, como ourives,
marceneiros, pedreiros etc. Na base da hierarquia estavam os agricultores.
Havia também
escravos que eram obtidos através da guerra e em forma de punição caso algum
povo não se submetesse às ordens incaicas. Eram destinados aos trabalhos nas
regiões de mais difícil acesso.
Economia inca
A economia inca era baseada no
trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a
agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes.
Criavam a lhama, que servia
para o transporte, a alpaca e a vicunha, das quais obtinham a lã e a carne. No
litoral, as populações viviam principalmente da pesca.
Para prestar conta dos impostos
recolhidos e controlar a produção era usado o quipu, que significa "nó" em
quéchua. O quipu consistia num cordão, no qual estava presa uma série de
pequenos cordões coloridos, pendurados em forma de franja e com vários nós.
Acredita-se que cada um desses
nós correspondia a quantidade de tributos que cada comunidade deveria pagar.
Agricultura
inca
A distribuição de terras era
feita de acordo com o tamanho da família e quanto mais filhos, mais terras.
Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole.
Para aumentar as áreas
cultiváveis, os incas criaram um engenhoso sistema de terraços - espécie de
degraus construídos ao longo das montanhas e sustentados por paredes de pedras
- que se estendiam pelas encostas íngremes.
As terras estatais eram
cultivadas por todos e a produção era armazenada para sustentar a nobreza, os
sacerdotes e os militares. Os excedentes eram estocados em armazéns instalados
ao longo de todo o império e repartidos à população em tempo de carência ou
épocas de calamidades.
Para melhorar a produtividade
da terra eram usados dois recursos: a adubação, feita com esterco de lhama e de
pássaros; e a irrigação, através de tanques e canais. O sistema de terraços
também facilitava a irrigação e o aproveitamento da água, recurso escasso em
alguns pontos da cordilheira do Andes.
Exemplos de
terraços de cultivo inca em Machu Picchu (Peru)
Política inca
Calcula-se que o Império Inca tinha por volta de 2.000.000 de km², uma
população estimada em cerca de 8 a 12 milhões de pessoas espalhadas por 200
povos diferentes e cuja capital era Cusco. Para dar coesão a este enorme
império, se impôs um idioma – o quéchua – e se estabeleceu o culto ao deus
Sol, Inti.
Igualmente, todos deveriam trabalhar para o sustento da família e isso
garantia que tivessem comida e roupas. Claro que o Imperador e seus nobres
tinham privilégios, mas na sociedade inca ninguém passava fome e todos tinham
uma ocupação.










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