22 de setembro de 2021 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA - NL Nº 0248-2021 - TEMA: O FABULOSO PONEU EXPRESS NOS USA - JCF
COLUNA
JCF
DESDE
11/05/2015
JCF Clovis - Tradição e Cultura
Viajando
pela historia e cultura
0248/2021
– USA – O EXPRESS PONEY
21/09/2021 – NESTA EDIÇÃO Nº 0248-2021
TEREMOS O REGISTRO DO EXPRESS PONEY NO OESTE AMERICANO...JCF
1ª FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pony_Express
Estátua do
Pony Express em St. Joseph
(Missouri)
Pony Express
O Pony Express foi
um histórico correio expresso colocado em funcionamento em 1860, que levava
correspondências a cavalo cruzando territórios selvagens dos Estados Unidos da América.
A rota ligava as cidades de St. Joseph (Missouri) e Sacramento (Califórnia).
O correio expresso funcionou de Abril de 1860 até Outubro de
1861, sendo depois substituído pelas linhas de telégrafos transcontinentais.
Não obstante a curta duração, esse empreendimento tornou-se um marco histórico
e uma presença constante no imaginário popular sobre o Oeste Selvagem, exemplo
de luta em direção ao progresso mesmo quando as condições sejam adversas.
A rota era cumprida não só com a troca incessante de cavalos e
cavaleiros, mas também com o uso de diligências. Cruzavam pradarias, desertos e
montanhas estadunidenses. O Pony Express conseguiu ser mais rápido do que a via
marítima da época, que partia do Oceano Atlântico até a costa estadunidense do
Pacífico.
O Pony Express demonstrou que um sistema transcontinental era
viável.
Contexto histórico
O Pony Express foi criado por
William Hepburn Russell, William B. Waddell e Alexander Majors. Iniciou
oficialmente suas operações na data de 3 de abril de 1860. A primeira viagem
cumprindo a rota a partir do Oeste do país foi feita em 10 dias, 7 horas e 45
minutos. A da partida do Este foi feita em 11 dias e 12 horas. Foram cobertas
aproximadamente, em média, 250 milhas (aproximadamente
402 quilômetros) a
cada 24 horas.
Em 1845, falava-se que uma mensagem do Presidente James K. Polk levava seis meses para chegar ao
Oeste distante. Usavam-se rotas que contornavam a América do Sul ou atravessavam o istmo do Panamá.
Em 1860, a rota mais rápida era o correio de diligências
Butterfield Stage, que seguia de St. Louis, Missouri, até El Paso (Texas), e durava 25 dias.
Russell, Majors e Waddell, sediados em Lexington (Missouri) (a
cidade natal de Russell e Waddell), eram um dos maiores transportadores de
pessoas nas trilhas de Santa Fé e Oregon. A firma operava um vasto negócio
em West
Bottoms, Kansas City,
Missouri, e também servia ao exército nas bases oeste de Fort Leavenworth, Kansas.
Em outubro de 1857, Russell, Majors e Waddell se viram próximos
da ruína quando Lot Smith e
sua milícia Mórmon chamada de Nauvoo
Legion destruíram 54 diligências da empresa, durante a
chamada Guerra de Utah.O
Exército não ressarciu a firma e os empresários começaram a procurar por formas
novas de financiamentos. Em 1859, eles conseguiram de Ben
Holladay o contrato para operar o correio entre Leavenworth
e Salt Lake City, Utah.
Em 27 de janeiro de 1860,
William Hepburn Russell assumiu um contrato para o serviço de correio da
Califórnia utilizando a chamada "rota central". Contava com a Hannibal & St. Joseph Railroad, que começou a
funcionar em 1859 e foi a primeira estrada de ferro a cruzar o Missouri. Isto ajudou a tornar o percurso da rota
central mais rápido.
Para realizar o serviço, Alexander
Majors e Ficklin construíram 190 postos de parada em
3.106 km, de St. Joseph até Sacramento e contrataram 50 cavaleiros que
montariam 500 cavalos adquiridos.
Ficklin depois se desentendeu com Russell e deixou os negócios em Julho de
1860. Ele se tornaria um dos empresários da Companhia de Telégrafos do Pacífico.
Estábulos da Pony Express em St. Joseph, Missouri
Operação
As estações de parada da Pony
Express distavam 16 quilômetros uma das outras ao longo do caminho ,
considerada a distância máxima que um cavalo aguentava em ritmo ininterrupto de
galope. O cavaleiro então pegava uma montaria descansada em cada parada, sempre
carregando a mochila da correspondência que pesava em torno de 10 quilos. Os
cavaleiros não podiam ser muito pesados. Costumavam levar também uma faca,
revólver, cantil, bíblia e as vezes um rifle. Os cavaleiros recebiam 100
dólares por mês como pagamento. O nome Pony, a rigor não era
correto, pois os cavalos não eram todos dessa raça.
Rota
O caminho percorrido pelos
cavaleiros seguia a Trilha do Oregon, Trilha Mormon e Trilha da
Califórnia.
Após cruzar o Rio Missouri, de St. Joseph até o Kansas, o
mensageiro seguia o que é hoje a Rota 36 (Pony Express Highway)
até Marysville (Kansas),
onde ele virava a noroeste seguindo o Rio
Little Blue até Fort
Kearny (Nebraska). Atravessando Nebraska ele seguia a estrada
do Rio Great
Platte, "cortando" por Gothenburg (Nebraska) e
passando por Courthouse
Rock, Chimney Rock e
o Scotts Bluff,alcançando a fronteira do Colorado em Julesburg (Colorado),
e chegando em Fort
Laramie (Wyoming). Dali o cavaleiro seguia o Rio
Sweetwater, passando pela Independence
Rock, Devil's
Gate e Split
Rock, até Fort
Caspar, atravessando o South Pass até Fort Bridger e então descia até Salt Lake City. Ele cruzava o Great Basin, o Deserto
Utah-Nevada e a Sierra Nevada, próximo do Lago Tahoe até chegar em Sacramento. O correio então era transportado por
vapores pelo Rio Sacramento e
chegava em São Francisco.
Quando não havia vapores, os mensageiros iam de cavalo até Oakland (Califórnia).
Da primeira corrida ao encerramento
Frank E. Webner, cavaleiro do Pony Express por volta de 1861
Pony Express Rider Oeste dos EUA
- ID da
imagem: AN7F87
Combinou-se que os cavaleiros deixariam São Francisco e St. Joseph ao mesmo tempo, em 3 de abril de 1860. Não há fotos desses cavaleiros pioneiros.
Mesmo a Pony Express tendo provado que a rota central era
viável, Russell, Majors e Waddell não pegaram os contratos de serviço de
correio, que ficou para Jeremy
Dehut em março de 1861. Holladey então assumiu a Butterfield
Stage e ficou com as estações de parada para usar em suas diligências. Em março
de 1861, o Pony Express fez apenas uma corrida, entre Salt Lake City e
Sacramento. O Pony Express anunciou que encerraria as operações em 26 de
outubro de 1861, 2 dias depois que o Telégrafo Transcontinental
começou em Salt Lake City.
Em 1866, após o fim da Guerra Civil Estadunidense,
Holladay vendeu os ativos da Pony Express e o que restou da Butterfield Stage
para a Wells Fargo por
$1,5 milhões de dólares.
Pony Express Rider Oeste dos EUA
- ID
da imagem: AN7F87
ATÉ A PRÓXIMA...JCF
COLUNA
JCF
DESDE
11/05/2015
JCF Clovis - Tradição e Cultura
Viajando
pela historia e cultura
0248/2021
– USA – O EXPRESS PONEY
21/09/2021 – NESTA EDIÇÃO Nº 0248-2021
TEREMOS O REGISTRO DO EXPRESS PONEY NO OESTE AMERICANO...JCF
1ª FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pony_Express
Estátua do
Pony Express em St. Joseph
(Missouri)
Pony Express
O Pony Express foi
um histórico correio expresso colocado em funcionamento em 1860, que levava
correspondências a cavalo cruzando territórios selvagens dos Estados Unidos da América.
A rota ligava as cidades de St. Joseph (Missouri) e Sacramento (Califórnia).
O correio expresso funcionou de Abril de 1860 até Outubro de
1861, sendo depois substituído pelas linhas de telégrafos transcontinentais.
Não obstante a curta duração, esse empreendimento tornou-se um marco histórico
e uma presença constante no imaginário popular sobre o Oeste Selvagem, exemplo
de luta em direção ao progresso mesmo quando as condições sejam adversas.
A rota era cumprida não só com a troca incessante de cavalos e
cavaleiros, mas também com o uso de diligências. Cruzavam pradarias, desertos e
montanhas estadunidenses. O Pony Express conseguiu ser mais rápido do que a via
marítima da época, que partia do Oceano Atlântico até a costa estadunidense do
Pacífico.
O Pony Express demonstrou que um sistema transcontinental era
viável.
Contexto histórico
O Pony Express foi criado por
William Hepburn Russell, William B. Waddell e Alexander Majors. Iniciou
oficialmente suas operações na data de 3 de abril de 1860. A primeira viagem
cumprindo a rota a partir do Oeste do país foi feita em 10 dias, 7 horas e 45
minutos. A da partida do Este foi feita em 11 dias e 12 horas. Foram cobertas
aproximadamente, em média, 250 milhas (aproximadamente
402 quilômetros) a
cada 24 horas.
Em 1845, falava-se que uma mensagem do Presidente James K. Polk levava seis meses para chegar ao
Oeste distante. Usavam-se rotas que contornavam a América do Sul ou atravessavam o istmo do Panamá.
Em 1860, a rota mais rápida era o correio de diligências
Butterfield Stage, que seguia de St. Louis, Missouri, até El Paso (Texas), e durava 25 dias.
Russell, Majors e Waddell, sediados em Lexington (Missouri) (a
cidade natal de Russell e Waddell), eram um dos maiores transportadores de
pessoas nas trilhas de Santa Fé e Oregon. A firma operava um vasto negócio
em West
Bottoms, Kansas City,
Missouri, e também servia ao exército nas bases oeste de Fort Leavenworth, Kansas.
Em outubro de 1857, Russell, Majors e Waddell se viram próximos
da ruína quando Lot Smith e
sua milícia Mórmon chamada de Nauvoo
Legion destruíram 54 diligências da empresa, durante a
chamada Guerra de Utah.O
Exército não ressarciu a firma e os empresários começaram a procurar por formas
novas de financiamentos. Em 1859, eles conseguiram de Ben
Holladay o contrato para operar o correio entre Leavenworth
e Salt Lake City, Utah.
Em 27 de janeiro de 1860,
William Hepburn Russell assumiu um contrato para o serviço de correio da
Califórnia utilizando a chamada "rota central". Contava com a Hannibal & St. Joseph Railroad, que começou a
funcionar em 1859 e foi a primeira estrada de ferro a cruzar o Missouri. Isto ajudou a tornar o percurso da rota
central mais rápido.
Para realizar o serviço, Alexander
Majors e Ficklin construíram 190 postos de parada em
3.106 km, de St. Joseph até Sacramento e contrataram 50 cavaleiros que
montariam 500 cavalos adquiridos.
Ficklin depois se desentendeu com Russell e deixou os negócios em Julho de
1860. Ele se tornaria um dos empresários da Companhia de Telégrafos do Pacífico.
Estábulos da
Pony Express em St. Joseph, Missouri
Operação
As estações de parada da Pony
Express distavam 16 quilômetros uma das outras ao longo do caminho ,
considerada a distância máxima que um cavalo aguentava em ritmo ininterrupto de
galope. O cavaleiro então pegava uma montaria descansada em cada parada, sempre
carregando a mochila da correspondência que pesava em torno de 10 quilos. Os
cavaleiros não podiam ser muito pesados. Costumavam levar também uma faca,
revólver, cantil, bíblia e as vezes um rifle. Os cavaleiros recebiam 100
dólares por mês como pagamento. O nome Pony, a rigor não era
correto, pois os cavalos não eram todos dessa raça.
Rota
O caminho percorrido pelos
cavaleiros seguia a Trilha do Oregon, Trilha Mormon e Trilha da
Califórnia.
Após cruzar o Rio Missouri, de St. Joseph até o Kansas, o
mensageiro seguia o que é hoje a Rota 36 (Pony Express Highway)
até Marysville (Kansas),
onde ele virava a noroeste seguindo o Rio
Little Blue até Fort
Kearny (Nebraska). Atravessando Nebraska ele seguia a estrada
do Rio Great
Platte, "cortando" por Gothenburg (Nebraska) e
passando por Courthouse
Rock, Chimney Rock e
o Scotts Bluff,alcançando a fronteira do Colorado em Julesburg (Colorado),
e chegando em Fort
Laramie (Wyoming). Dali o cavaleiro seguia o Rio
Sweetwater, passando pela Independence
Rock, Devil's
Gate e Split
Rock, até Fort
Caspar, atravessando o South Pass até Fort Bridger e então descia até Salt Lake City. Ele cruzava o Great Basin, o Deserto
Utah-Nevada e a Sierra Nevada, próximo do Lago Tahoe até chegar em Sacramento. O correio então era transportado por
vapores pelo Rio Sacramento e
chegava em São Francisco.
Quando não havia vapores, os mensageiros iam de cavalo até Oakland (Califórnia).
Da primeira corrida ao encerramento
Frank E.
Webner, cavaleiro do Pony Express por volta de 1861
Combinou-se que os cavaleiros
deixariam São Francisco e St. Joseph ao mesmo tempo, em 3 de abril de 1860.
Não há fotos desses cavaleiros pioneiros.
Mesmo a Pony Express tendo provado que a rota central era
viável, Russell, Majors e Waddell não pegaram os contratos de serviço de
correio, que ficou para Jeremy
Dehut em março de 1861. Holladey então assumiu a Butterfield
Stage e ficou com as estações de parada para usar em suas diligências. Em março
de 1861, o Pony Express fez apenas uma corrida, entre Salt Lake City e
Sacramento. O Pony Express anunciou que encerraria as operações em 26 de
outubro de 1861, 2 dias depois que o Telégrafo Transcontinental
começou em Salt Lake City.
Em 1866, após o fim da Guerra Civil Estadunidense,
Holladay vendeu os ativos da Pony Express e o que restou da Butterfield Stage
para a Wells Fargo por
$1,5 milhões de dólares.
Pony Express Rider Oeste dos EUA
- ID
da imagem: AN7F87
ATÉ A PRÓXIMA...JCF
Estátua do
Pony Express em St. Joseph
(Missouri)
Pony Express
O Pony Express foi
um histórico correio expresso colocado em funcionamento em 1860, que levava
correspondências a cavalo cruzando territórios selvagens dos Estados Unidos da América.
A rota ligava as cidades de St. Joseph (Missouri) e Sacramento (Califórnia).
O correio expresso funcionou de Abril de 1860 até Outubro de
1861, sendo depois substituído pelas linhas de telégrafos transcontinentais.
Não obstante a curta duração, esse empreendimento tornou-se um marco histórico
e uma presença constante no imaginário popular sobre o Oeste Selvagem, exemplo
de luta em direção ao progresso mesmo quando as condições sejam adversas.
A rota era cumprida não só com a troca incessante de cavalos e
cavaleiros, mas também com o uso de diligências. Cruzavam pradarias, desertos e
montanhas estadunidenses. O Pony Express conseguiu ser mais rápido do que a via
marítima da época, que partia do Oceano Atlântico até a costa estadunidense do
Pacífico.
O Pony Express demonstrou que um sistema transcontinental era
viável.
Contexto histórico
O Pony Express foi criado por
William Hepburn Russell, William B. Waddell e Alexander Majors. Iniciou
oficialmente suas operações na data de 3 de abril de 1860. A primeira viagem
cumprindo a rota a partir do Oeste do país foi feita em 10 dias, 7 horas e 45
minutos. A da partida do Este foi feita em 11 dias e 12 horas. Foram cobertas
aproximadamente, em média, 250 milhas (aproximadamente
402 quilômetros) a
cada 24 horas.
Em 1845, falava-se que uma mensagem do Presidente James K. Polk levava seis meses para chegar ao
Oeste distante. Usavam-se rotas que contornavam a América do Sul ou atravessavam o istmo do Panamá.
Em 1860, a rota mais rápida era o correio de diligências
Butterfield Stage, que seguia de St. Louis, Missouri, até El Paso (Texas), e durava 25 dias.
Russell, Majors e Waddell, sediados em Lexington (Missouri) (a
cidade natal de Russell e Waddell), eram um dos maiores transportadores de
pessoas nas trilhas de Santa Fé e Oregon. A firma operava um vasto negócio
em West
Bottoms, Kansas City,
Missouri, e também servia ao exército nas bases oeste de Fort Leavenworth, Kansas.
Em outubro de 1857, Russell, Majors e Waddell se viram próximos
da ruína quando Lot Smith e
sua milícia Mórmon chamada de Nauvoo
Legion destruíram 54 diligências da empresa, durante a
chamada Guerra de Utah.O
Exército não ressarciu a firma e os empresários começaram a procurar por formas
novas de financiamentos. Em 1859, eles conseguiram de Ben
Holladay o contrato para operar o correio entre Leavenworth
e Salt Lake City, Utah.
Em 27 de janeiro de 1860,
William Hepburn Russell assumiu um contrato para o serviço de correio da
Califórnia utilizando a chamada "rota central". Contava com a Hannibal & St. Joseph Railroad, que começou a
funcionar em 1859 e foi a primeira estrada de ferro a cruzar o Missouri. Isto ajudou a tornar o percurso da rota
central mais rápido.
Para realizar o serviço, Alexander
Majors e Ficklin construíram 190 postos de parada em
3.106 km, de St. Joseph até Sacramento e contrataram 50 cavaleiros que
montariam 500 cavalos adquiridos.
Ficklin depois se desentendeu com Russell e deixou os negócios em Julho de
1860. Ele se tornaria um dos empresários da Companhia de Telégrafos do Pacífico.
Estábulos da
Pony Express em St. Joseph, Missouri
Operação
As estações de parada da Pony
Express distavam 16 quilômetros uma das outras ao longo do caminho ,
considerada a distância máxima que um cavalo aguentava em ritmo ininterrupto de
galope. O cavaleiro então pegava uma montaria descansada em cada parada, sempre
carregando a mochila da correspondência que pesava em torno de 10 quilos. Os
cavaleiros não podiam ser muito pesados. Costumavam levar também uma faca,
revólver, cantil, bíblia e as vezes um rifle. Os cavaleiros recebiam 100
dólares por mês como pagamento. O nome Pony, a rigor não era
correto, pois os cavalos não eram todos dessa raça.
Rota
O caminho percorrido pelos
cavaleiros seguia a Trilha do Oregon, Trilha Mormon e Trilha da
Califórnia.
Após cruzar o Rio Missouri, de St. Joseph até o Kansas, o
mensageiro seguia o que é hoje a Rota 36 (Pony Express Highway)
até Marysville (Kansas),
onde ele virava a noroeste seguindo o Rio
Little Blue até Fort
Kearny (Nebraska). Atravessando Nebraska ele seguia a estrada
do Rio Great
Platte, "cortando" por Gothenburg (Nebraska) e
passando por Courthouse
Rock, Chimney Rock e
o Scotts Bluff,alcançando a fronteira do Colorado em Julesburg (Colorado),
e chegando em Fort
Laramie (Wyoming). Dali o cavaleiro seguia o Rio
Sweetwater, passando pela Independence
Rock, Devil's
Gate e Split
Rock, até Fort
Caspar, atravessando o South Pass até Fort Bridger e então descia até Salt Lake City. Ele cruzava o Great Basin, o Deserto
Utah-Nevada e a Sierra Nevada, próximo do Lago Tahoe até chegar em Sacramento. O correio então era transportado por
vapores pelo Rio Sacramento e
chegava em São Francisco.
Quando não havia vapores, os mensageiros iam de cavalo até Oakland (Califórnia).
Da primeira corrida ao encerramento
Frank E.
Webner, cavaleiro do Pony Express por volta de 1861
Combinou-se que os cavaleiros
deixariam São Francisco e St. Joseph ao mesmo tempo, em 3 de abril de 1860.
Não há fotos desses cavaleiros pioneiros.
Mesmo a Pony Express tendo provado que a rota central era
viável, Russell, Majors e Waddell não pegaram os contratos de serviço de
correio, que ficou para Jeremy
Dehut em março de 1861. Holladey então assumiu a Butterfield
Stage e ficou com as estações de parada para usar em suas diligências. Em março
de 1861, o Pony Express fez apenas uma corrida, entre Salt Lake City e
Sacramento. O Pony Express anunciou que encerraria as operações em 26 de
outubro de 1861, 2 dias depois que o Telégrafo Transcontinental
começou em Salt Lake City.
Em 1866, após o fim da Guerra Civil Estadunidense,
Holladay vendeu os ativos da Pony Express e o que restou da Butterfield Stage
para a Wells Fargo por
$1,5 milhões de dólares.
Pony Express Rider Oeste dos EUA
- ID
da imagem: AN7F87
ATÉ A PRÓXIMA...JCF






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