11 DE OUTUBRO DE 2021 - COLUNA JCF - TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 0267 - JCF


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0267/2021 –  A INCRIVEL DÉCADA DE 60 – NUNCA MAIS

09/10/2021 – NESTA EDIÇÃO Nº 0267-2021 FAREI O REGISTRO DA INCRIVEL DÉCADA DE 60 – OUTRA IGUAL NUNCA MAIS...JCF

1ª FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_no_Brasil

Rock no Brasil


 


 


Década de 1960

Em 1960, surgira até a Revista do Rock, que elegeu o estreante Sérgio Murilo como "Rei do Rock" brasileiro.

Roberto Carlos chegou a tentar uma carreira como cantor de bossa nova, agenciado por Carlos Imperial, em 1961 lança seu primeiro álbum Louco por Você, que foi um fracasso, até que dois anos depois, lança um disco de rock, Splish Splash. A faixa-título, versão de uma canção de Bobby Darin, e Parei na Contramão rapidamente tornam-se hits. O álbum traz outras canções dele, Erasmo e Luiz Ayrão. Erasmo e os Snakes gravam o compacto Calypso Rock, surgem também os cantores DemétriusEduardo AraújoRonnie Cord, Albert Pavão entre outros. O cantor e compositor Baby Santiago, é um dos raros artistas negros do rock brasileiro da época, foi gravado por artistas como George Freedman, Demetrius, Wilson Miranda e Tony Campello.

O começo da década também foi marcado pelo surgimento de grupos de rock instrumental e surf music como The Jet Blacks, The Jordans e The Clevers (futuros Os Incríveis), e do cantor Ronnie Cord, que lançaria dois "hinos": Biquíni de Bolinha Amarelinha, versão de Hervé Cordovil para Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini e a rebelde Rua Augusta. Em 1962, o The Jet Blacks lança o álbum "Twist", aclamado como o melhor álbum de rock instrumental do Brasil por muitos colecionadores nacionais e estrangeiros.

Roberto Carlos se tornaria o maior ídolo do Rock Brasileiro dos anos 60 e, posteriormente, o maior nome da música brasileira. Em 1964, obteve mais sucessos como É Proibido Fumar (mais tarde regravada pelo Skank) e O Calhambeque. Aproveitando o sucesso, a Rede Record lançou o programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto ("Rei"), seu amigo Erasmo Carlos ("Tremendão") e Wanderléa ("Ternurinha"). Só nas primeiras semanas, atingiu 90% da audiência.


Seguindo o sucesso do programa Jovem Guarda , surgem outros artistas, Renato e seus Blue CapsGolden BoysJerry Adriani e Dick Danello, que tinham seu som inspirado nos Beatles (o gênero apelidado "iê-iê-iê") e no rock primitivo (rock and roll e rockabilly). A Jovem Guarda também levou a todo tipo de produto e filmes como Roberto Carlos em Ritmo de Adventura (seguindo a trilha de A Hard Day's Night e Help! dos Beatles). O chamado "Som da Jovem Guarda" é marcado pelo uso do Órgão Hammond por Lafayette.

Apesar disso, os artistas da MPB "declararam guerra" ao iê-iê-iê da Jovem Guarda, chegando a um protesto de Elis ReginaJair Rodrigues, entre outros, conhecido "Marcha contra a Guitarra Elétrica". A guitarra elétrica já era usada no Brasil na década de 1940, no bloco carnavalesco de Dodô e Osmar, em Salvador. Eles inventaram o famoso "pau elétrico", a primeira guitarra elétrica sem microfonia, com sua característica típica de cor aguda e som sustentado, semelhante aos modelos jazzísticos anteriores (então eles desenvolveram outro com dois braços) e, em 1949, tocaram canções de carnaval com esse violão pela primeira vez em um carro aberto chamado então "Trio Elétrico" nas ruas de Salvador.

 

O programa Jovem Guarda terminaria em 1968, com a saída de Roberto Carlos.

Em continuidade a corrente contrária ao estilo da jovem guarda, surgia a Tropicália, um estilo basicamente composto por uma mistura de ritmos nacionais com o toque único de rock psicodélico. Apesar da forte repressão por parte da indústria musical, em 1966, uma nova banda surge, Os Mutantes. Composta por Rita LeeArnaldo Baptista e Sérgio Dias, o grupo com seu deboche e som inovador, foi revelado no programa de Ronnie Von, contudo, o trabalho teve pouco impacto no mercado. Artistas como Erasmo Carlos, Eduardo Araújo e Ronnie Von também experimentariam a psicodelia nos anos seguintes. No mesmo ano, o cantor Serguei fez sua estreia em compactos.

Em 1967, a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil faria as canções "Alegria, Alegria" e "Domingo no Parque", apresentadas no III Festival da Rede Record. No ano seguinte, o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band fascinou a dupla, levando a apresentações vaiadas em festivais de Record e Excelsior, e ao álbum coletivo Tropicália ou Panis et Circensis, com Mutantes, Gal CostaTom ZéTorquato NetoCapinanRogério Duprat e Nara Leão, considerado um dos melhores álbuns brasileiros da história.

Além de Os Mutantes, outras bandas de apoio acompanharam os tropicalistas, tais Beat Boys e Os Baobás, que acompanharam Caetano Veloso e Os Brazões, que acompanharam Gal Costa. Os Mutantes também criariam carreira grandiosa, com álbuns elogiados a partir de 1968 e chegando a ser descoberta até por Kurt Cobain, do Nirvana. O grupo começaria a se desmanchar com a saída de Rita Lee, em 1973.

Também em 1967 surgem as primeiras bandas de rock psicodélico do país. Conforme a revista do rock Senhor F, "as primeiras manifestações psicodélicas no Brasil ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The BeatniksOs Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente."

 

Também nesse período, canções nos gêneros soul music e funk são encontradas nas trabalhos de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Eduardo Araújo e Tim Maia (recém-chegado dos Estados UnidosJorge Ben ficaria conhecido como criador do samba-rock, subgênero que também chegou a ser explorado por Erasmo Carlos.

Em 1968, o grupo baiano Raulzito e os Panteras, liderado por Raul Seixas lança seu único álbum de mesmo nome, apesar disso, Raul é ajudado por Jerry Adriani, o grupo se torna banda de apoio de cantor, que também grava algumas de suas composições de Raul, além, artistas como Trio Ternura e Renato e Seus Blue Caps (grupo que teve Erasmo Carlos como membro por um curto período), tiveram canções compostas pelo artista.

No ano de 1969, a cantora Gal Costa lançava o álbum Gal (álbum de 1969) considerado por muitos como o mais psicodélico, experimental e radical de toda a sua carreira, graças as influências gritantes que a cantora buscou de Janis Joplin e Jimi Hendrix em meio às guitarras raivosas e cortantes de Lanny Gordin e às mixagens sujas propositalmente.

Também em 1969, a banda gaúcha Liverpool grava o álbum Por Favor, Sucesso, nome tirado da canção de Carlinhos Hartlieb defendida pelo grupo no II Festival Universitário da Música Popular, o álbum misturava psicodelia e música brasileira, mais tarde o grupo mudaria o nome para Bixo da Seda, focando-se no rock progressivo.

 

Década de 1970

O endurecimento do Regime militar levou Caetano e Gil ao exílio em Londres, onde viveram de 1969 a 1972. Durante o período, gravaram dois discos considerados dos seus melhores: Transa (Caetano) e Expresso 2222 (Gil).

Após sair dos Mutantes no final de 1972, Rita Lee iniciou sua carreira solo, acompanhada do grupo Tutti Frutti. É nesse período que ela lança o seu mais memorável álbum: Fruto Proibido (1975), disco este que contém os sucessos "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra". Arnaldo Baptista também gravou o aclamado Lóki? (1974). Os Mutantes ainda atravessaram a década convertidos ao rock progressivo, passando por várias formações e dissolvendo-se em 1978.

Ainda em 1972, ocorre a Feira Experimental de Música de Nova Jerusalém, um festival de música alternativa, fora do circuito comercial, considerado o Woodstock brasileiro.

Também em 1972, a banda Lee Jackson formada por Marcos Maynard, Luiz Carlos Maluly, Cláudio Condé, Marco Bissi e Sérgio Lopes, fez sucesso com o single "Hey Girl", que teve uma versão em português gravada pela banda The Fevers. Em 1976, a banda lançou o álbum Bill Haley presents Lee Jackson - featuring Rock samba. Com a participação do veterano Bill Halley, o álbum trazia versões de canções de rock estrangeiras com influências de samba. A banda foi desfeita em 1979, contudo seus membros se tornaram executivos de gravadoras e produtores musicais.

Em 1973, surgiram os Secos & Molhados, liderados por João Ricardo, com Ney Matogrosso como vocalista. A banda fazia a chamada "poesia musicada", gravando canções elaboradas como "Rosa de Hiroshima" e "Prece Cósmica", bem como canções menos poéticas e mais divertidas como "O Vira". Dois álbuns e um ano depois, em 1974, o grupo com sua formação clássica (João, Ney e Gerson Conrad) se desfez.

Também em 1973, Raul Seixas inicia uma carreira solo, chegando a vender 600.000 compactos de "Ouro de Tolo" em poucos dias. Seixas se tornaria "o bardo dos hippies" com músicas debochadas como "Mosca na Sopa" e "Maluco Beleza", esotéricas como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Gita", e motivacionais como "Metamorfose Ambulante" (composta pelo músico aos 14 anos) e "Tente Outra Vez".

RAUL SEIXAS

A DÉCADA DE 60 FOI UMA BRASA – MORA!!!ESQUECER???JAMAIS...JCF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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