10 DE JUNHO DE 2022 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA -EDIÇÃO Nº 00269- 2022 - EDIÇÃO Nº 00269-2022 TEMA: WILLIAM SHAKESPEARE. O DRAMATURGO ...JCF

COLUNA JCF

JCF Clovis -  Tradição e Cultura

Viajando pela história e cultura

00269— WILLIAM SHAPEARE

 

NESTA EDIÇÃO Nº 00269-2022 FAREI O REGISTRO DO DRAMATURGO  

Fonte: william Shakespeare - Pesquisar (bing.com)

William Shakespeare nasceu na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare, subprefeito de Stratford, e de Mary Arden, William foi um dos mais influentes dramaturgos e poetas do mundo. Ele foi agraciado com um…

2ª fonte: Biografia de William Shakespeare - eBiografia

Biografia de William Shakespeare

William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Otelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta", foi considerado uma das maiores figuras literárias da língua inglesa.

William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, seu pai foi comerciante de lã e chegou a tesoureiro e prefeito de Stratford.

Infância e juventude

William iniciou seus estudos em sua cidade natal, mas aos 13 anos a família empobreceu tendo o jovem que deixar os estudos e trabalhar no comércio do pai.

Com 18 anos, casou-se com a aldeã Anne Hathaway, nove anos mais velha que ele. Cinco meses depois, nasceu sua primeira filha Susan, e em seguida os gêmeos, Judith e Hamnet.

Nessa época, Shakespeare já escrevia versos e assistia todas as representações das companhias que chegavam a Stratford.

Em 1586, o jovem Shakespeare se envolveu com más companhias sendo obrigado a deixar a família e se refugiar em Londres.

Trabalhou em várias funções, entre elas, a de guardador de cavalos na porta do teatro de James Burbage, o primeiro teatro de Londres. Logo estava prestando serviços nos bastidores.

Nessa época, período do reinado de Elizabeth I, Londres vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo.

Início da carreira de dramaturgo

William iniciou seus estudos em sua cidade natal, mas aos 13 anos a família empobreceu tendo o jovem que deixar os estudos e trabalhar no comércio do pai.

Local de nascimento de William Shakespeare, em Stratford, Inglaterra.

ROMEU E JULIETA

Possivelmente produzida entre 1593 e 1594Romeu e Julieta tem como enredo a história, passada em Verona, interior da Itália, dos apaixonados Romeu Montecchio e Julieta Capuleto. Havia, entre os dois apaixonados, porém, um grande obstáculo: as duas famílias eram rivais. Em um baile, Romeu, que já era comprometido, vê Julieta e se apaixona perdidamente, a ponto de romper seu noivado com Rosalina. Juntos, Romeu e Julieta vivem, portanto, um amor proibido. Casam-se escondidos em uma celebração realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.

O príncipe de Verona, porém, decide exilar Romeu, já que este se envolveu em uma briga que resultou na morte de Teobaldo, primo de Julieta, e na morte de Mercúrio, amigo de Romeu. Julieta, desesperada com a partida de Romeu, pede ajuda ao frade que realizou o casamento.

O religioso dá a Julieta uma poção que faz com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte de sua amada, desespera-se e compra uma substância mortal.

Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, acredita que sua amada de fato morreu envenenada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar de seu sono, que simulava a morte, descobre que o amado está morto. Em desespero, pega um punhal que encontra e se mata.

William Shakespeare teria se inspirado na mitológica história grega de Píramo e Tisbe, casal de apaixonados que tem o destino trágico imposto pela morte por envenenamento.

Leia, a seguir, a Cena II do Ato II, momento em que Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala a Julieta, que está na sacada:

ROMEU

— Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apoia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!

JULIETA

— Ai de mim!

ROMEU

— Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.

JULIETA

— Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.

 


 Estátua de William Shakespeare construída em 1874, em Londres.

 FRASES DE SHAKESPEARE

  • Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.”
  • “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”
  • “Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.”
  • “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.”
  • “Os homens de poucas palavras são os melhores.”
  • “É melhor ser rei de teu silêncio do que escravo de tuas palavras.”
  • “A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram.”
  • “Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.”
  • “Desperdicei meu tempo, agora o tempo desperdiça a mim.”
  • “Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez.”
  • ATÉ A PRÓXIMA...JCF














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog