21 DE JULHO DE 2022 - COLUNA JCF - TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 301-2022 3ª TEMPORADA - TEMA - BEETHOVEN - UM GENIO DA MÚSICA...JCF

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0301-2022 – BEETHOVEN E O DRAMA DA SURDEZ

 

Fonte: Beethoven: O nascimento do mestre dos mestres (uol.com.br)

Mas não se sabe de efeitos deletérios do chumbo à audição, e foi a perda da audição o grande drama da vida do compositor. A surdez se manifestou pela primeira vez em 1797, após um dos ataques de fúria com os quais os amigos e parceiros de Beethoven já estavam acostumados. Um tenor teria o interrompido enquanto ele estava compondo.

Saúde frágil

Desde a infância, Beethoven recorda-se de ter uma saúde frágil. Vômitos e diarreia eram uma reclamação frequente. Na maturidade, seu rosto exibia o que pareciam ser marcas de varíola, embora não existam registros de que ele tenha tido essa doença. Não se sabe o quanto dessas reclamações se devem também ao temperamento paranoico e provavelmente hipocondríaco do compositor. Nessa conta, inclui-se também a precariedade dos cuidados médicos na época, caracterizados por crendices, charlatanismo e experiências honestas mas equivocadas.

Uma possibilidade é que ele tenha ingerido grandes quantidades de chumbo proveniente de utensílios de   cozinha, vinho adulterado (comum então) ou águas termais dos diferentes spas aos quais se dirigia buscando tratamento para suas dores. A substância pode ter se acumulado nos ossos e vazado para o sistema digestivo, arruinando-o. Mas não se sabe de efeitos deletérios do chumbo à audição, e foi a perda da audição o grande drama da vida do compositor.

A surdez se manifestou pela primeira vez em 1797, após um dos ataques de fúria com os quais os amigos e parceiros de Beethoven já estavam acostumados. Um tenor teria o interrompido enquanto ele estava compondo. Irado, Beethoven pulou de sua mesa e caiu no chão. Quando levantou, percebeu que estava surdo. A audição voltou, mas não inteiramente.

Surdez

A partir de então, o que ele ouvia era acompanhado de um zumbido enlouquecedor que o acompanhava dia e noite. Ele tinha 27 anos, começava a ter seu nome reconhecido como à altura do de grandes mestres. É possível imaginar seu desespero em busca de uma cura. No começo, ele tentou esconder a condição. Quando as pessoas se dirigiam a ele sem obter resposta, pensavam que ele devia estar em um de seus surtos criativos, períodos de monomania nos quais ele escreveu a maioria de suas principais obras. Porém, a perda da audição se intensificou gradualmente.

 Surdez 

A partir de então, o que ele ouvia era acompanhado de um zumbido enlouquecedor que o acompanhava dia e noite. Ele tinha 27 anos, começava a ter seu nome reconhecido como à altura do de grandes mestres. É possível imaginar seu desespero em busca de uma cura. No começo, ele tentou esconder a condição. Quando as pessoas se dirigiam a ele sem obter resposta, pensavam que ele devia estar em um de seus surtos criativos, períodos de monomania nos quais ele escreveu a maioria de suas principais obras. Porém, a perda da audição se intensificou gradualmente   


 

O MESTRE BEETHOVEN...JCF

Ao reger, em geral acompanhado de um outro maestro (que, em segredo, orientava a orquestra a prestar atenção nele, e não em Beethoven), o compositor observava atentamente o modo como os instrumentos eram manuseados, o tempo e a intensidade dos gestos dos músicos, percebendo quando algo não saía a contento.

Reza a lenda que, ao fim de uma das primeiras apresentações da Nona Sinfonia, em 1824, Beethoven ainda estava postado em pé diante da orquestra, contando o tempo, perdido na música que ouvia em sua própria mente, quando uma solista gentilmente puxou sua manga para virá-lo para a plateia, de modo que pudesse receber a ovação.

Paixões

Algumas passagens pouco documentadas da vida de Beethoven se tornaram verdadeiros mistérios que intrigam pesquisadores até hoje. Talvez o principal deles seja a identidade da Amada Imortal, a destinatária de uma arrebatada carta de amor escrita em Praga, em 1812. Nela, um angustiado Beethoven lamenta estar separado da amada e proclama sua devoção eterna a ela.

Apesar de ter se apaixonado muitas vezes – envolveu-se com alunas (como a adolescente Therese Malfatti) e mulheres casadas abastadas (como a condessa Josephine Deym), sem nunca encontrar de fato uma companheira –, a linguagem desta carta é única entre os escritos pessoais do compositor.

Swafford não arrisca afirmar que solucionou o mistério da carta, mas apresenta boas razões para acreditar que ela era endereçada não à condessa Josephine nem a Antonie 

Brentano (segundo outros biógrafos até aqui, as principais suspeitas), mas à irmã mais nova de Antonie, Bettina (então, recém-casada com o poeta Achim von Arnim). Bettina, que já tivera um affair com ninguém menos que Johann Wolfgang von Goethe, voltaria para Frankfurt com a família, aparentemente cessando de vez o contato com o compositor, que guardaria consigo a carta até morrer... solteiro.

Enfim, paz

Beethoven ainda tinha planos para compor uma décima sinfonia, mas faleceu em março de 1827, após uma longa agonia causada por hepatite crônica e cirrose hepática. Seu funeral foi um dos maiores já realizados em Viena. Havia vivido e refletido em sua arte tempos interessantes. Segundo Swafford, o ponto central do movimento lento da Nona Sinfonia era evocar uma paz perdida. A Heroica evocava o herói conquistador.

A Quinta dizia respeito ao drama implícito de um indivíduo lutando contra o destino. Após a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas e a violenta contrarrevolução austríaca, Beethoven parece aludir a uma contra contrarrevolução que mantenha viva a esperança da liberdade. Parte da Nona, sua última, tornou-se o hino oficial da União Europeia. Justo reconhecimento .

Beethoven: as muitas faces de um gênio, João Maurício Galindo, Romain Rolland (2019)

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