08/MAIO/2020 - JCF
(Para 09/05/2020 - JCF


JCF Clovis -  Tradição e Cultura
Viajando pela historia e cultura
1881 –  Continuação da edição n 1880

08/05/2020 -             Continuando com o tema “BERTHA BENZ E O PRIMEIRO CARRO esta edição 1881 terá um pouco da ecolução do Automóvel...JVG

Evolução do automóvel


Alguns modelos célebres da indústria automobilística, entre populares e de luxo, destacando a evolução do design:


1904 Olds Model 6C Curved-Dash-Olds 
    Os ingleses demoraram um pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
    No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes, tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série.

Dodge D11 Luxury Liner 4-Door Sedan 1939


Evolução

A evolução do automóvel até à máquina dos dias hoje foi muita. O automóvel evoluiu bastante desde a sua concepção, no século XIV, por Martini, pintor italiano. Do século XIV até ao final do século XIX registaram-se apenas evoluções esporádicas. Porém, daí em diante os desenvolvimentos do automóvel e dos seus componentes sucedem-se com uma distância temporal cada vez menor. Entre as muitas etapas da evolução do automóvel destacam-se alguns factos conhecidos. Henry Ford, em 1896, cria o quadriciclo (carro experimental) e na primeira década de 1900 funda a Ford Motor Company. A vela de ignição é patenteada, em 1902, na Alemanha, por Robert Bosh. Três décadas mais tarde, a Mercedes lança o primeiro automóvel ligeiro a diesel.
As evoluções sucedem-se; no entanto, sofrem um abrandamento no período da II Guerra Mundial.

Os primeiros testes de colisão são realizados, em 1951, pela Ford. Dois anos depois, Michelin inventa o pneu radial, o mais seguro e dinâmico da altura. Em 1978, emerge um novo conceito de automóvel, o carro solar, desenvolvido na Grã-Bretanha, que atinge os 13 Km/h. A indústria automóvel avança, assim, a passos largos. Na última década do século XX, esta começa a concentrar-se, devido à grande competitividade do mercado de vendas.

    O número de automóveis produzido anualmente é astronómico. A Ford, a Toyota e a Voklswagen lideram uma produção mundial de mais de 100 milhões de automóveis, segundo dados do ano 2000.
    A investigação automóvel encontra, actualmente, novos desafios. Uma das grandes preocupações é a carga de poluição do ambiente. O aproveitamento do combustível tem de ser melhorado.


Packard Ninth Series De Luxe Eight 904 Sedan Limousine 1932

    A diminuição da potência e da cilindrada leva a gastos mais baixos, o que conduz à diminuição da capacidade de transporte. O grande desafio das marcas é conseguir modelos mais pequenos para um fácil acesso às cidades, os chamados "citadinos".
    O desenvolvimento técnico do automóvel é cada vez mais electrónico, uma vez que as avarias mais frequentes se verificam neste tipo de componentes, que se têm tornado de maior fiabilidade.
Evolução
    A evolução do automóvel até à máquina dos dias hoje foi muita. O automóvel evoluiu bastante desde a sua concepção, no século XIV, por Martini, pintor italiano. Do século XIV até ao final do século XIX registaram-se apenas evoluções esporádicas. Porém, daí em diante os desenvolvimentos do automóvel e dos seus componentes sucedem-se com uma distância temporal cada vez menor. Entre as muitas etapas da evolução do automóvel destacam-se alguns factos conhecidos. Henry Ford, em 1896, cria o quadriciclo (carro experimental) e na primeira década de 1900 funda a Ford Motor Company. A vela de ignição é patenteada, em 1902, na Alemanha, por Robert Bosh. Três décadas mais tarde, a Mercedes lança o primeiro automóvel ligeiro a diesel.
As evoluções sucedem-se; no entanto, sofrem um abrandamento no período da II Guerra Mundial.

Vou abortar e continuar em outra edição....JCF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog