23/MAIO/2020 - JCF

DO  COLUNISTA

ESTA EDIÇÃO Nº 1899 a caminho da edição nº 2000 portanto marca de muita relevância para este idoso mineiro, levando em consideração que no dia p.p 11/maio/2020 esta minha "COLUNA" completou 5 (cinco) anos de criação publicando diariamente edições recontando historias e divulgando cultura...JCF

COLUNA JCF – TRADIÇÃO E CULTURA
JCF Clovis -  Tradição e Cultura
Viajando pela historia e cultura

1899 – CULTURA MINEIRA


tinha que ser esta imagem de capa... 


22/MAIO/2020 –Nasci lá na Minas Gerais, na Fazenda do Sabiá, no Município de Madre de Deus de Minas, mas muito criança a família toda se mudou para São João del Rei, eu estava na ocasião por volta de 10 anos de idade, ou pouco mais, não me lembro com exatidão, mas tudo bem, sentíamos muita saudade da “fazenda”, pois era o sinônimo de “liberdade”, já numa cidade existe outro mudo de vida, desde no ato de vestir, como outros procedimentos....Na fazenda a gente ainda criança, moleque mesmo nossa mãe Lenita (como assim era conhecida nossa saudosa mãe) nos vestia com uma “calças curtas, somente as crianças e mesmo na fazenda eu odiava este tipo de vestir, preferia como meu irmãos mais velhos, queria que chegasse logo a permissão de vestir as calças cumpridas normais (como os irmãos mais velhos), mas como estava demorando..., mas como era na fazenda, com apenas poucas visitas durante os meses, eu ia suportando sem reclamar mas isto mudou, pois na cidade o negócio era diferente,  e lá chegando fomos morar na Rua da Prata, em um belo e velho casarão ou “sobrado” como era conhecido, velho mais muito comportável e nossa família ocupou o 2º piso, pois no térreo já estava ocupado por uma outra família, com a qual não tivemos áenhum contato, mas eram tudo boas pessoas, isto é cada família tocava sua vida e pronto, ninguém se falava, apenas havia os cumprimentos de praxe dos dois lado e pronto...Uma pausa para o banho. Mas sempre coloco a data e hora em tudo que escrevo e assim será sempre... “Hoje 22 de Maio de 2020 – são :5,00 hs da madruga desta sexta feira e ainda na PANDEMIA DEVIDO AO CORONA COVID 19, que chegou sem avisar e sem pedir permissão e como esta matando este COVID19, mas tenho fé que logo passará esta crise e aí sim poderemos voltar ao normal de nossas vidas, AH que saudade desta normalidade, de voltar ao trabalho e deixar esta “prisão domiciliar obrigatória para o bem de nossa saúde, é chato mas passará se DEUS QUISER voltaremos à normalidade nossas vidinhas...


COMENTAR ESTA IMAGEM PARA QUE? SÓ A BELEZA QUE ELA REPRESENTA VALE TUDO...JCF


Cultura de Minas Gerais: breve história

 “Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.”
(Carlos Drummond de Andrade)
 Brasil sabe que Minas Gerais guarda grande parte do patrimônio histórico nacional, assim como suas cidades centenárias.
Além de  palco para grandes manifestações artísticas – sem deixar de incluir a Conjuração Mineira, planejada e idealizada por Tiradentes e pelos grandes poetas representantes do Arcadismo – o Estado reúne um enorme acervo arquitetônico e artístico nestas cidades erguidas desde o período colonial.

Em Tiradentes, um festival de aprendizado


A capital de Minas, Belo Horizonte – comparada às cidades históricas é novinha, apenas 121 anos, sua fundação data de 12 de dezembro de 1897 – possui belos centros culturais, como o Palácio das Artes que oferece um espaço como o Grande Teatro, o Cine Humberto Mauro, salas de exposições, entre outros teatros para públicos menores, além de núcleos de artes cênicas, de fotografia.
Da mesma forma o Circuito Cultural Praça da Liberdade que compreende onze centros culturais em funcionamento.
O SESC Minas Gerais que se pauta em projetos de resgate da memória das autênticas manifestações culturais, cuidando para que registros históricos não se percam no tempo.
Além disso, o SESC de Minas Gerais estimula a publicação de livros e/ou folhetos cuja finalidade é registrar traços da cultura do mineiro, suas crenças, hábitos, modos de agir, pensar, enfim, procedimentos que caracterizam seu cotidiano.

Qual é a dança típica de Minas Gerais?


Manifestação cultural em Minas Gerais: conheça aqui as principais

A cultura mineira tem uma rica tradição musical. A começar pelo XVIII com a obra barroca de Lobo de Mesquita, um dos maiores compositores brasileiro, especialmente, no campo da música sacra.
A partir do século XIX, surgem as bandas de música que se tornaram um dos marcos de identidade cultural do Estado.
Na primeira metade do século XX a música que se destaca é o samba, o chorinho e as marchinhas.
Já a dança, a que se destaca  são as folclóricas, como samba de roda, catira, ciranda, maracatu, maculelê, quadrilha de festa junina, bumba meu boi, baião, xaxado, frevo, carimbó, dentre outras.(Como um bom mineiro melhor me expressando “um bom e orgulhoso mineiro” vou incluir um vídeo “DA “QUADRILHA JUNINA FALA UAI 2017 – ARRAIAL DE BH” -0 MAS DEIXO CLARO QUE ESTA QUADRILHA NÃO É DE POLÍTICO CORRUPO,
OK? JCF

 

Qual é a religião predominante em Minas Gerais?

Em razão do descobrimento do Brasil, a cultura mineira sofreu várias influências dos portugueses, severamente católicos, dos africanos, com suas crenças e danças, e das crenças dos próprios indígenas que aqui já moravam.
Apesar disso e de grande parte da população ser formada por católicos e evangélicos, outras religiões também têm predominância no Estado, sobretudo nos maiores centros urbanos. Isso se justifica pela tolerância religiosa que está impressa em toda a população, até nos fiéis que não raro frequentam mais de um tipo de culto.
Já a outra parte da população tem várias religiões e crenças  além de muitos adeptos ao espiritismo, tendo como seu maior expoente o mineiro Francisco Xavier.

Qual é o prato típico de Minas Gerais?


tradicional, bonito e simples e super delicioso...jcf

Para a variedade de pratos suculentos incluirei outro vídeo demonstrando os variados prato suculente e cheios de mineirices, ainda não o vi portanto quero deixar claro que para um bom e legítimo mineiro não pode faltar para complementar uma bela mesa “o bom e simples “ANGÚ” para misturar no prato fundo com lei....UAI se estou falando é porque é a pura realidade, ORA SÔ!!!
Vou abortar e retorno na edição nº 1900 para uma complementação de cultura e costumes do povo mineiro...

Um passeio pelas igrejas de São João Del Rei em Minas Gerais


Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, São João Del Rei mantém vivas as lembranças do Brasil colonial

OBS: Aquele jovem ali sentado no banco é Tancredo Neves um ilustre filho de São João Del JCF

Até a próxima...jcf



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog