07/JULHO/2020 - JCF


nesta situação atípica pela razão da tal pandemania/covid 19 a gente se perde um pouco da situação e fica meio desnorteado no tempo, noa dias tenebrosos que estamos vivendo, já me sinto aposentado obrigado pela situação, doido para trabalhar - mas deus é maior, deus é único, tudo vai resolver pela decisão dele, só ele sabe quando parar estes dias tenebrosos...tenham fé.... Bem vou editar neste blogspot.com minha Coluna JCF com a edição nº 1925 de volta ao tema de cultura, a seguir...

COLUNA JCF CLÓVIS
                      JCF Clovis -  Tradição e Cultura                     
Viajando pela historia e cultura
1925 - OS PINTORES MAIS FAMOSOS DO MUNDO

 

15/JUNHO/2020 -   Esta edição 1925 SERÁ UMA CONTINUAÇÃO DA EDIÇÃO Nº 1918 PUBLICADA NO DIA 14 PRÓXIMO PASSADO CUJO TEMA RETRATA “CULTURA” DOS PINTORES NAIS FAMOSOS DO MUNDO – VERDADEIROS GÊNIOS DA ARTE DOS PINTORES, PORTANTO NA EDIÇÃO 1925 FAREI A INCLUSÃO DOS PINTORES NACIONAIS JUNTO AOS GRANDES MESTRES INTERNACIONAIS...

Os grandes pintores brasileiros da Semana da Arte Moderna em 1922

Alguns dos pintores brasileiros mais famosos ganharam notoriedade após a Semana da Arte Moderna, evento que aconteceu em São Paulo em 1922.
Conhecidos como os grandes nomes da pintura modernista brasileira, os artistas abaixo fundaram um movimento cultural que prezava por uma arte mais livre, sem regras estabelecidas, enfim, moderna. Veja quem são as pessoas que marcaram o evento mais importante do movimento modernista nacional.

Tarsila do Amaral (1886 - 1973)


Paulistana que teve a oportunidade de estudar arte em vários países europeus, foi isso que influenciou Tarsila a ser uma das principais figuras do Movimento Modernista Brasileiro. Criou os movimentos nacionalistas  'Pau-Brasil' e 'Antropofágico', que marcou seus quadros com paisagens do Brasil, cores vivas e alegres.
Suas principais obras são os quadros Abaporu (1928), Antropofagia (1929) e Operários (1933).

Abaporu, 1928 - Tarsila do Amaral

ABAPORU - 1928


Operários, 1933 - Tarsila do Amaral

1933 - OPERÁRIOS - JCF

CRIAÇÃO EM 1925 - JCF


Di Cavalcanti (1897 - 1976)

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo conhecido como Di Cavalcanti nasceu no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor pintor brasileiro na Bienal de São Paulo de 1953, e foi um dos idealizadores da Semana de 22. Também teve contato com diversos pintores internacionalmente conhecidos como Picasso e Matisse, em suas viagens pela Europa. Gostava de pintar festas populares, favelas, operários, em telas que passavam uma constante sensação de alegria e celebração.
Suas obras mais importantes são Cinco Moças de Guaratinguetá (1930), Aldeia de Pescadores (1950) e Carnaval (1972).


ENAMORADO DA VIDA - 

Cândido Portinari (1903 - 1962)

Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu em Brodósqui (interior de São Paulo). Ainda criança descobriu seu dom artístico, tendo participado de trabalhos de restauração da igreja de Brodósqui quando tinha nove anos. Após estudar desenho e pintura na Escola Nacional de Belas Artes, o pintor traçou uma carreira meteórica, sendo o principal nome da pintura nacional com projeção no resto do mundo.
Entre as suas mais de cinco mil obras, destacam-se, o painel Guerra e Paz (1956), O Lavrador de Café (1934) e Os Retirantes (1944).
Leia aqui a biografia completa de Cândido Portinari.

criança morta portinari

CRIANÇA MORTA - CRIAÇÃO EM 1944...JCF

Anita Malfatti (1889 - 1964)


Paulistana que herdou da mãe o dom para as artes plásticas, foi quando adolescente que Anita se dedicou às suas primeiras telas, tendo estudado depois anos no exterior para encontrar seu estilo. Foi o principal alvo das críticas à pintura modernista no Brasil e, por consequência, uma dos mais importantes. A artista tinha uma atrofia na mão direita, mas aprendeu a fazer seus trabalhos com a mão esquerda e trabalhou até a sua morte.


Entre os seus principais trabalhos estão: O Homem Amarelo (1917), O Farol (1915) e A Mulher de Cabelos Verdes (1916).
Leia aqui a biografia completa de Anita Malfatti
(inserir imagens 10 e 11)

Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970)

Um artista múltiplo nascido em Pernambuco, que trabalhou com escrita, desenho, escultura e pintura. Fez amizade com o grupo de modernistas que idealizaram a Semana de 22 e expôs oito de suas obras. O artista também esteve no exterior, especialmente na França, onde frequentou a Academia Julian em Paris.
Principais obras: Mulher com Galinha (1925), Deposição (1924) e Artesão (s/d)
 (inserir imagem 12 e 13
Vou abortar mas afirmo que ainda falta outra edição para inserir outros mestres brasileiros no “contexto do tema: Pintores mais famosos do mundo...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog