31/AGOSTO/2020 - JCF


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Viajando pela historia e cultura

1953 –  MARIO LANZA

 

05/07/2020 – Esta edição nº 1953 farei o registro do tenor norte americano Alfred Arnold Cocozza usou o pseudônimo de Mario Lanza e tinha ascendência italiana além de tenor foi astro cinematográfico e nesta edição postarei as melhores interpretações como tenor e também como astro...

Fonte: https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Lanza&prev=search


Mario Lanza

Mario Lanza ( EUA : / ˈ l ɑː n z ə , ˈ l æ n z ə / , italiano: [ˈlantsa] ; nascido Alfredo Arnold Cocozza [koˈkɔttsa] ; 31 de janeiro de 1921 - 7 de outubro de 1959) era um teor americano de ascendência italiana e um ator e estrela de cinema de Hollywood no final dos anos 1940 e 1950.

Lanza começou a estudar para ser um cantor profissional aos 16 anos. Depois de aparecer no Hollywood Bowl em 1947, Lanza assinou um contrato de sete anos com Louis B. Mayer , chefe da Metro-Goldwyn-Mayer , que viu sua performance. e ficou impressionado com o seu canto. Antes disso, o adulto Lanza havia cantado apenas duas apresentações de uma ópera. No ano seguinte (1948), no entanto, ele cantou o papel de Pinkerton em Madame Butterfly, de Puccini , em Nova Orleans .



MARIO LANZA E KATHRYN - EM SUA ESTREIA CINEMATOGRÁFICA


 

Sua estreia no cinema para a MGM foi em That Midnight Kiss (1949) com Kathryn Grayson e Ethel Barrymore . Um ano depois, no The Toast of New Orleans , sua popular música " Be My Love " se tornou seu primeiro sucesso de milhões de vendas. Em 1951, ele interpretou o tenor Enrico Caruso , seu ídolo, na cinebiografia The Great Caruso , que produziu outro milhão de vendedores com "The Loveliest Night of the Year" (uma música que usava a melodia de Sobre las Olas ). O Grande Caruso foi o filme de maior bilheteria naquele ano. 


MARIO LANZA  INTERPRETANDO O TENOR ENRICO CARUSO NO FILME 

THE GREAT CARUSO ...(FILME DE MAIOR BILHETERIA  NO ANO DE 1949...JCF


A música-título do seu próximo filme, Why You're Mine , foi seu último hit de milhões de vendas. A música recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. Depois de gravar a trilha sonora de seu próximo filme, The Student Prince , ele embarcou em uma batalha prolongada com o diretor do estúdio Dore Schary, decorrente de diferenças artísticas com o diretor Curtis Bernhardt , e acabou sendo demitido pela MGM. 

Lanza era conhecido por ser "rebelde, duro e ambicioso".  Durante a maior parte de sua carreira no cinema, ele sofreu vícios em comer demais e álcool, o que afetou seriamente sua saúde e seu relacionamento com diretores, produtores e, ocasionalmente, outros membros do elenco. A colunista de Hollywood Hedda Hopper escreve que "seu sorriso, tão grande quanto sua voz, combinava com os hábitos de um filhote de tigre, impossível de dominar a casa". Ela acrescenta que ele foi o "último dos grandes artistas românticos".  Ele fez mais três filmes antes de morrer de uma aparente embolia pulmonar aos 38 anos. Na época de sua morte em 1959, ele ainda era "o tenor mais famoso do mundo". A autora Eleonora Kimmel conclui que Lanza "brilhou como um meteoro cuja luz dura um breve momento no tempo". 

 

Conteúdo


Primeiros anos

Local de nascimento de Mario Lanza, 636 Christian Street, Filadélfia
8 de junho de 2016
(Demolido em julho de 2018)

Nascido Alfredo Arnold Cocozza, na Filadélfia, Pensilvânia, ele foi exposto ao canto clássico desde cedo por seus pais italianos Abruzzese - Molisan . Sua mãe Maria Lanza era de Tocco da Casauria , uma cidade na província de Pescara, na região de Abruzzo . Seu pai, Antonio Cocozza, era de Filignano , uma cidade na província de Isernia, na região de Molise.

Aos 16 anos, seu talento vocal tornou-se aparente. Começando em produções de ópera local na Filadélfia para a YMCA Opera Company ainda na adolescência, mais tarde chamou a atenção do antigo maestro de Sinfonia de Boston, Serge Koussevitzky (1924–49). Em 1942, Koussevitzky forneceu ao jovem Cocozza uma bolsa integral para o Berkshire Music Center em Tanglewood, Massachusetts. Mais tarde, Koussevitzky disse-lhe que "a sua voz é ouvida uma vez em cem anos.

 

Carreira na ópera

Ele estreou na ópera como Fenton em The Merry Wives of Windsor, de Otto Nicolai (em inglês), no Berkshire Music Festival em Tanglewood, em 7 de agosto de 1942, após um período de estudo com os regentes Boris Goldovsky e Leonard Bernstein . Foi quando Cocozza adotou o nome artístico Mario Lanza   por sua semelhança com o nome de solteira de sua mãe, Maria Lanza. 

Suas performances no Tanglewood ganharam elogios da crítica, com Noel Straus, do The New York Times, elogiando o tenor de 21 anos como tendo "poucos iguais entre os tenores do dia em termos de qualidade, calor e poder". Herbert Graf escreveu posteriormente no Opera News (5 de outubro de 1942): "Um verdadeiro achado da temporada foi Mario Lanza. [...] Ele não teria dificuldade em um dia ser convidado a ingressar na Metropolitan Opera". Lanza cantou o Fenton de Nicolai duas vezes em Tanglewood, além de aparecer em uma apresentação única do Ato III de La bohème de Puccini com a notável soprano mexicana Irma González, o barítono James Pease e a mezzo-soprano Laura Castellano. O crítico musical Jay C. Rosenfeld escreveu no The New York Times de 9 de agosto de 1942: "Irma González como Mimì e Mario Lanza como Rodolfo eram notáveis ​​pela beleza de suas vozes e pela vivacidade de suas caracterizações". Em uma entrevista pouco antes de sua própria morte em 2008, González lembrou que Lanza era "muito correta, agradável, com uma voz poderosa e bonita".

Vou abortar para não ficar um leitura cansativa e retorno na edição nº 1997...JCF

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