31 DE MAIO DE 2021 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA - NL Nº. 0133 CULTURA E COSTUMES DA CHINA...JCF


JCF Clovis -  Tradição e Cultura

Viajando pela historia e cultura

0133-2021 – A CULTURA E COSTUMES DA CHINA

 

Os chineses têm costumes muito peculiares: ao cumprimentar-se, não está bem visto beijar-se nem abraçar-se, pois não exprimem os seus sentimentos em público. Em relação ao folclore, no norte da China o canto e a dança é uma arte tradicional da comunidade étnica coreana, e é praticado por jovens, crianças e anciãos.

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/costumes-chineses

Costumes Chineses

População e Costumes



China é o país mais povoado do mundo, tem por volta de 1.200 milhões de habitantes.

É um país multinacional que conta com 56 etnias que compreendem as nacionalidades han, manchú, mongol, hui, tibetana, vigur, zhuang e outras cinquenta nacionalidades espalhadas por todo o território chinês.

94% da população pertence à nacionalidade han, a qual concentra-se principalmente no leste.

As cinquenta e cinco minorias nacionais são: mongol, 0hui, tibetana, vigur, miao, yi, zhuang, buyi, coreana, manchu, dong, yao, bai, tujia, hani, kazako, dai, li, lisu, va, she, gaoshan, lahu, sui, dongxiang, naxi, jingpo, kirguiz, tu, daur, mulam, qiang, blang, salar, maonan, gelao, xibe, achang, primi, tajik, hu, uzbeka, russa, ewenki, deang, bonan, yugur, gin, tartara, derung, oroqen, hezhn, momba.


Gansos são utilizados pela polícia na província de Xinjiang
China aloja quase 20% da população mundial, mas ocupa só 7% da superfície agrícola do planeta. A população concentra-se principalmente na zona oriental.

Os grandes núcleos estão nas planícies da costa leste e nos vales das regiões situadas a leste da linha formada pelas montanhas Kingham e Taihang. A província mais povoada é Sichuan, com mais de 100 milhões de habitantes, em uma superfície equivalente à de Espanha. A densidade média da China é, no leste, de 300 habitantes por quilômetro quadrado e no oeste de só 40.

O rápido crescimento da população do século XIX pode dever às seguintes causas: a melhora nas colheitas, aumento do comércio exterior, rapidez nos transportes e avanços na medicina.


Durante a guerra chino-japonesa, entre os anos 1937-45, se produziram migrações da costa para as zonas do interior. Mas estas migrações foram esporádicas, pois o povo chinês é um povo marcadamente conservador nos seus costumes.

Devido ao enorme crescimento da população, o governo em 1980, tomou medidas drásticas para controlar esse crescimento. Cada família só pode ter um filho; os anticoncepcionais são gratuitos e o aborto, inclusive chega a ser obrigatório para o segundo filho.

Em um país onde a tradição do filho varão é muito forte, tem feito com que aumentem os infanticídios, sobre tudo do sexo feminino (acontece algumas vezes nas zonas camponesas), e inclusive as mulheres divorciam-se ou chegam ao extremo de suicidar-se por dar a luz a uma garota.

A maioria da população é rural devido ao predomínio da agricultura como principal recurso de subsistência. Porém, o impulso que tem tido a indústria, tem provocado o rápido crescimento de numerosas cidades.

O turismo é uma nova atividade industrial que tem ajudado consideravelmente à abertura da China para o exterior. Têm-se criado modernas instalações turísticas para os distintos encontros e conferências internacionais.

Devido à variedade de etnias e minorias nacionais os costumes e as pessoas formam um grande mosaico multivariado.


Cochilar em locais públicos é uma prática comum entre os chineses - JCF
Das 56 etnias pode-se conhecer através de atividades turísticas, promovidas pela Administração Nacional de Turismo da China, atividade que desenvolve o turismo e a troca de experiencias entre as agências turísticas da China e de outros países.

Para ter uma visão geral sobre as costumes das distintas comunidades étnicas pode-se visitar, no Centro de Férias de Dalian, a aldeia da Cultura Popular. Ali mostram-se as diferentes culturas de todas estas comunidades.


O povo chinês é trabalhador e inteligente, gente hospitaleira e amável que brinda toda a sua cultura aos visitantes que chegam ao país, mas esta cortesia nada tem a ver com a ocidental, pois é sempre muito ritual.

Os chineses têm costumes muito peculiares: ao cumprimentar-se, não está bem visto beijar-se nem abraçar-se, pois não exprimem os seus sentimentos em público.

Em relação ao folclore, no norte da China o canto e a dança é uma arte tradicional da comunidade étnica coreana, e é praticado por jovens, crianças e anciãos.

Outra das a ficções é a atividade esportiva; no Ano Novo e outras festas celebram-se competições de columpio, trampolim e luta.


Comum em muitos países, o hábito de deixar gorjetas não é bem visto na China - JCF
Na Pradeira de Erdos, situada na zona oeste da Região Autônoma de Mongólia Interior, os pastores mongóis, gente franca e hospitaleira, oferecem aos visitantes, entonando uma canção folclórica, um cinto de seda branca e uma taça de licor.

No centro da China o turista tem a possibilidade de viver como os camponeses locais da aldeia de Shijiazhuang. Existem também em Beijing residências tradicionais onde pode-se conversar livremente com os habitantes e aprender os seus costumes.

Não deve ficar surpreendido se encontrar ao amanhecer os habitantes das distintas cidades da China reunidos ao ar livre para realizar os exercícios físicos do tai qi.

Vou abortar esta edição e continuar com o tema OUTRA POSSIBILIDADE...JCF

 

 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog