09/NOVEMBRO/2021 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 0290-2021 TEMA: "ROBERTO MARX BURLE - O PAISAGISTA BRASILEIRO...JCF


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0290/2021 –  ROBERTO MARX BURLE - PAISAGISTA  

09/11/2021 – NESTA EDIÇÃO Nº 0290-2021 FAREI O REGISTRO BIOGRÁFICO DO PAISAGISTA BRASILEIRO ROBERTO MARX BURLE...JCF

1ª FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Burle_Marx



 

Nome completo

Roberto Burle Marx

Nascimento

4 de agosto de 1909
São PauloSão Paulo

Morte

4 de junho de 1994 (84 anos)
Rio de JaneiroRio de Janeiro

Nacionalidade

brasileiro

Principais trabalhos

·         Jardins do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro

·         Paisagismo do Eixo Monumental, em Brasília

·         Parque do Ibirapuera, em São Paulo

·         Praça de Casa Forte e Praça Euclides da Cunha, no Recife

Assinatura

 

Roberto Burle Marx regando uma muda de pau-brasil Marcio Scavone

Roberto Burle Marx (São Paulo4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista. Além de paisagista, era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor.

É o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil. Foi um dos primeiros paisagistas a utilizar plantas nativas brasileiras em seus projetos. Seu trabalho teve uma grande influência mundialmente no design de jardins tropicais no século XX, sendo que jardins aquáticos foram um tema popular em suas obras.

Burle Marx foi um dos pioneiros a reivindicar a conservação das florestas tropicais no Brasil. Ele organizou inúmeras expedições e excursões pelos biomas brasileiros, sendo responsável pela descoberta de novas espécies. Mais de 30 plantas levam seu nome.







Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo. É no Rio de Janeiro que Burle Marx adquiriu o Sítio Santo Antônio da Bica, em Guaratiba, hoje conhecido como Sítio Roberto Burle Marx e sob direção do IPHAN. O Sítio era usado como espaço de aclimatação de plantas e hoje possui mais de 3 500 espécies de plantas diferentes.

Biografia

Era o quarto filho de Cecília Burle, membro da tradicional família pernambucana de ascendência francesa Burle Dubeux, e de Wilhelm Marx, judeu alemão nascido em Estugarda e criado em Tréveris. O casal, que residia no bairro da Boa Vista no Recife, mudou-se para São Paulo quando Cecília estava grávida, tendo Roberto nascido na capital paulista aos quatro dias do mês de agosto de 1909.

A mãe, exímia pianista e cantora, despertou nos filhos o amor pela música e pelas plantas. Roberto a acompanhava, desde muito pequeno, nos cuidados diários com as rosas, begôniasantúriosgladíolostinhorões e muitas outras espécies que plantava no seu jardim.

OBRA DE ROBERTO BURLE MARX

12 Projetos de Burle Marx vistos do espaço


12 12 









 

Ida para o Rio de Janeiro

Quando os negócios começaram a ir mal em São Paulo, seu pai resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro em 1913. A família viveu um tempo em casa de familiares e, quando a nova empresa de exportação e importação de couros de Wilhelm Marx começou a ter resultados positivos, finalmente se mudaram para um casarão no Leme. Nesse casarão, Burle Marx, então com 8 anos, começou a sua própria coleção de plantas e a cultivar suas mudas.

Período na Alemanha

Aos 19 anos, Burle Marx teve um problema nos olhos e a família se mudou para Alemanha em busca de tratamento. Permaneceram na Alemanha de 1928 a 1929, onde Burle Marx entrou em contato com as vanguardas artísticas. Lá conheceu um Jardim Botânico com uma estufa mantendo vegetação brasileira, pela qual ficou fascinado.

As diversas exposições que visitou e, dentre as mais importantes, a de Pablo PicassoHenri MatissePaul Klee e Vincent van Gogh, lhe causaram grande impressão, levando-o à decisão de estudar pintura.

Formação acadêmica em Artes Plásticas (Belas Artes)

Durante a estada na Alemanha, Burle Marx estudou pintura no ateliê de Degner Klemn. De volta ao Rio de Janeiro, em 1930, Lúcio Costa, que era seu amigo e vizinho do Leme, o incentivou a ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.[6] Burle Marx conviveu na universidade com aqueles que se tornariam reconhecidos na arquitetura moderna brasileira: Oscar NiemeyerHélio Uchôa e Milton Roberto, entre outros.

Início do paisagismo no Recife

Praça do Entroncamento, uma das praças recifenses projetadas por Burle Marx.

O primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no Recife, em 1934. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, onde ainda lidava com um trabalho de inspiração levemente eclética, projetando mais de 10 praças. Nesse cargo, fez uso intenso da vegetação nativa nacional e começou a ganhar renome, sendo convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema (então Ministério da Educação e da Saúde). Em 1935, ao projetar a Praça Euclides da Cunha (a Praça do Internacional, conhecida também como Cactário Madalena) ornamentada com plantas da caatinga e do sertão nordestino, buscou livrar os jardins do "cunho europeu", semeando a alma brasileira e divulgando o "senso de brasilidade". Seu grupo do movimento arquitetônico modernista (junto com Luís Nunes, da Diretoria de Arquitetura e Construção, e Attílio Correa Lima, responsável pelo Plano Urbanístico da cidade), ganhou opositores como Mário Melo e simpatizantes como Gilberto FreyreJoaquim Cardozo e Cícero Dias, com os quais sempre se reunia. Em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico do Recife.

 

Ruptura e modernidade

 

 

Praça Adhemar de Barros, com projeto de paisagismo de Burle Marx, localizada em Águas de LindoiaSão Paulo.

Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo atuado nas equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.

A partir daí, Burle Marx passou a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva, identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.

Vou \bortar esta edição nº 0290-2021 e retornar em uma próxima edição para concluir o tema e destacar as obras mais vistas de roberto Marx BURLE...JCF

 

 

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