30/MAIO/2020 - JCF
Para 31/maio/2020


E MAIS Rondônia Com Você e Ponto
                      JCF Clovis -  Tradição e Cultura                     
Viajando pela historia e cultura
1690 –  A HISTORIA DO EDICIO COPAN – 115 metros de altura...


25jan2020. Aniversário da cidade de são Paulo – 466 anos – e sendo assim farei o registro da historia do edifício copan
       

A história do Edifício Copan

Um dos cartões postais de São Paulo foi criado para um aniversário da cidade

São Paulo e seus 466 anos
Inicio da construção:
Edifício Copan
Edifício residencial em São Paulo

Descrição

O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro, e foi inaugurado em 1966. Wikipédia
Andares35
Estilo arquitetônicoArquitetura moderna
FunçãoPrédio residencial

Em 1951, a prefeitura de São Paulo encomendou ao escritório de Oscar Niemeyer projetos para a cidade, por ocasião do quarto centenário da cidade que seria comemorado três anos depois. O Edifício Copan foi um dos projetos apresentados pelo conhecido arquiteto, inspirado no Rockfeller Center de Nova York, um edifício que reuniria um grande centro comercial e também residências. Niemeyer criou um projeto em curvas, destoando dos edifícios convencionais, todos em ângulos retos.




Apesar do grande esforço, quando o aniversário de 400 anos da cidade chegou, em 1954, a iniciativa ainda não estava terminada. O Banco Nacional de Investimentos, responsável pelo repasse dos investimentos na obra, foi liquidado pelo governo federal, e a obra ficou estagnada por três anos, só sendo retomada em 1957, quando o Bradesco assumiu o projeto.
Diversas mudanças no projeto original fizeram Niemeyer se desinteressar pela continuidade do trabalho, cuja execução acabou sendo entregue ao arquiteto Carlos Lemos. Retomada a obra, o edifício teve sua inauguração somente em 1966, e apenas a parte externa acabou creditada a Niemeyer, já que toda planta interior foi alterada.


O Copan, então, passou a ser símbolo de modernidade na capital paulista. Na década seguinte, no entanto, o centro da cidade foi perdendo seu charme e o edifício entrou em decadência, sendo por muito tempo considerado uma espécie de cortiço. Isso mudou radicalmente nos anos 80, com a revitalização da área central. O Copan ganhou novo fôlego e passou a receber moradores de classes média e alta, interessados em morar em uma região bem localizada a um custo razoável.
Seus 1160 apartamentos são divididos em blocos, e cada um deles comporta um tipo de moradia. Há desde quitinetes até apartamentos de alto nível com três dormitórios. Desde os anos 80, o condomínio é administrado pelos próprios moradores. Esta foi a principal razão que fez o Copan se revitalizar. O prédio ainda hoje é a maior estrutura de concreto armado do Brasil, com mais de 120 000 metros quadrados de construções, e 115 metros de altura.

Seu centro comercial tem lojas de diversos ramos, de restaurantes de alto nível a copiadoras, e já abrigou até um cinema nos anos 70. O Copan é um mundo à parte, costumam dizer seus moradores. Diversos livros já foram escritos sobre ele, e mesmo numa era tecnológica como a que vivemos, as curvas sensuais do prédio ainda nos atraem. Ele foi um presente atrasado para os 400 anos da cidade, mas este é um daqueles presentes que duram para sempre.
__________________________________________________________________
VOU ABORTAR E EM OUTRA EDIÇÃO DESTACAREI CURIOSIDADES E LENDAS A RESPEITO DESTA OBRADE 115,00 METROS DE ALTURA NO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA...JCF







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog