27 OUTUBRO 2020 - EDIÇÃO Nº 2055 - A CHEGADA DA CORTE REAL PORTUGUESA AO BRASIL EM 1808 ...JCF


COLUNA JCF – 11/05/2015

JCF Clovis -  Tradição e Cultura

Viajando pela historia e cultura

2055 –  BRASIL COLONIA – CHEGADA DA CORTE PORTUGUESA

26/OUTUBRO/2020 – Após Caral ter descoberto o Brasil e informado a D. João em Portugal somente em 1808 a corte portuguesa desembarca em solo brasileiro, isto é 308 ans após a descoberta de Cabral e esta chegada será o tema desta edição nº 2055...

1ª fonte: https://blogdoenem.com.br/familia-real-historia-enem/

1808: a história da chegada da família Real de Portugal no Brasil


Com a Europa em ebulição pelas guerras de Napoleão, Dom João VI foge de Portugal para o Brasil em 1808, com toda a família real. Ele abre um novo ciclo da nossa história.

 

O ano de 1808 marca e muda radicalmente a História do Brasil. A chegada da família real de Portugal no Brasil, que viera em rota de fuga das tropas francesas de Napoleão Bonaparte,  tem a ver com uma série de conjunções que acabaram por influenciar na independência do nosso país.

Os interesses que provocaram o exílio temporário da Corte do Príncipe-Regente Rei Dom João VI e de sua esposa Carlota Joaquina seguiam dois lados distintos das potências que lutavam pela hegemonia europeia, os ingleses e franceses.

Ele ocupava o poder de fato em função da interdição da sua mãe,  Dona Maria I conhecida como ‘moralmente incapaz’ de exercer o trono real.

Do lado francês temos a vontade de Napoleão Bonaparte em se tornar uma espécie de senhor da Europa continental, já que suas ambições marítimas tinham sido podadas pelos ingleses na histórica batalha de Trafalgar, sendo esta uma esmagadora derrota dos franceses.

Veja no quadro uma representação da batalha de Trafalgar.


Quando da invasão da Alemanha, Napoleão visando pressionar a Inglaterra, decretou em Berlim o tratado do Bloqueio Continental.

Portugal se recusou a assinar tal tratado e por isso passou a ser visado pelos franceses, que acabaram pedindo permissão aos espanhóis para passar por seu território, a fim de chegar por terra a Portugal e invadir o reino luso.

Ao adentrar em terras espanholas, os exércitos de Napoleão dominaram o país, destronando seu rei e colocando em seu lugar um irmão de Napoleão, com o título de José I, para comandar os espanhóis. A próxima meta francesa era capturar a família real de Portugal.

Estava aberta uma grande passagem à invasão de Portugal, mas, antes disso, o rei da Espanha já tinha assinado com o líder da França o tratado de Fontainebleau, que extinguia a casa real de Bragança do trono português, o que serviu para justificar a invasão.

Em Portugal o Dom João VI fez as contas militares e calculou que não conseguiria deter os franceses. Mas, se ele ali não estivesse mais quando as tropas de Napoleão chegassem, não seria destituído, e a porta para o regresso ficaria entreaberta. Não teve dúvidas. Ordenou uma mudança ‘temporária’ para o Brasil, transferindo a sede do Império Português.

Na viagem ao Brasil uma tempestade apanhou a frota de Dom João VI,  e ocorreu uma divisão da mesma. Parte dela se dirigiu a Salvador, com o herdeiro do trono a bordo, e o resto seguiu para o Rio de Janeiro, que era a capital da colônia.

Resumo : A Chegada da Família Real no Brasil em 1808

Veja com o professor Felipe  uma aula(um resumo) simples e rápida para  entender como se deu a chegada da Família da Corte Portuguesa no Brasil em 1808.

URL DO VÍDEO...JCF

https://youtu.be/-uasyutXzuk?t=7

Dom João enganou Napoleão Bonaparte, e criou um novo ciclo na história do Brasil.


Durante a Revolução Francesa (1789) posicionou-se ao lado dos Jacobinos, que formavam o grupo mais radical pelas mudanças e que também comandou a fase do Terror, com o uso frequente da Guilhotina para eliminar os adversários ou mesmo os partidários acusados de se tornarem contrarrevolucionários.

Já na Terceira Fase da Revolução Francesa, dez anos após seu início, Bonaparte Liderou a revolução contra o governo do Diretório, estabelecendo assim o governo chamado de Consulado. Este golpe ficou conhecido como o Golpe de 18 de Brumário (1799), pois marca o início de um novo período na história francesa e, consequentemente, da Europa: a Era Napoleônica.

Continuando a seguir postarei outro vídeo com um resumo da “Revolução Francesa” pelo próprio Professor  do próprio Professor Felipe e com este resumo poderemos entender todos procedimentos de Napoleão Bonaparte e conseguinte também entenderemos os motivos que trouxeram a corte real portuguesa às terras brasileiras.

Vídeo resumo da Revolução francesa Professor Felipe...

 

ATÉ UMA PRÓXIMA EDIÇÃO DE HISTORIA E/OU CULTURA...JCF

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog