1º DE MAIO DE 2021 - COLUNA JCF TRADIÇÃO E CULTURA NKL Nº 0105-2021 - UMA RESUMO DA GUERRAENTRE O MÉXICO E OS E U A,..JCF

COLUNA JCF

DESDE 11/05/2015

                             JCF Clovis -  Tradição e Cultura                            

Viajando pela historia e cultura

0105/2021 –  A GUERRA MÉXICO X E U A


 

30/04/2021 – EDIÇÃO Nº 0105-2021 –  TERÁ O REGISTRO DA  GUERRA ENTRE MÉXICO E E U A.

1ª FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Mexicano-Americana

Sentido horário do canto superior esquerdo: Winfield Scott entrando em Plaza de la Constitución após a Queda da Cidade do México, soldados dos EUA em retirada atraindo as forças mexicanas durante a Batalha de Resaca de la Palma, vitória americana em Churubusco fora da Cidade do México, Marinheiros dos EUA no assalto ao castelo de Chapultepec sob uma grande bandeira americana, Batalha de Cerro Gordo

Data

25 de Abril de 1846 a 2 de Fevereiro de 1848

Local

TexasNovo MéxicoCalifórnia; Norte, centro e leste do México e Cidade do México

Desfecho

Vitória dos Estados Unidos

·         Tratado de Guadalupe Hidalgo


·         Reconhecimento Mexicano da soberania dos Estados Unidos sobre o Texas (entre outros territórios)

·         Fim do conflito entre o México e a República do Texas




 2ª fonte: https://operamundi.uol.com.br/hoje-na-historia/27334/hoje-na-historia-1847-comeca-a-batalha-de-buena-vista-parte-da-guerra-entre-mexico-e-eua

Hoje na História: 1847 - Começa a Batalha de Buena Vista, parte da guerra entre México e EUA

Até hoje há discordância entre os historiadores sobre o vencedor da batalha; apesar da polêmica, diversas cidades nos Estados Unidos receberam o nome de Buena Vista em homenagem à suposta vitória no confronto

O dia 22 de fevereiro de 1847 marcou o início da Batalha de Buena Vista, que durou dois dias e foi mais um episódio da guerra entre Estados Unidos e México. O resultado dessa disputa, também conhecida como Batalha de la Angostura, gera polêmica até hoje, pois nenhum dos países admite a vitória do adversário.

Os norte-americanos se consideram vitoriosos na Batalha de Buena Vista pois argumentam que o exército inimigo, que era muito mais numeroso (cerca de 16 mil contra 4,5 mil) recuou. Os mexicanos, no entanto, dizem que só deixaram o campo de disputa por uma ordem da Junta Militar do país e que, por isso, houve um empate tático.

Durante o conflito, o general Antônio Santa Anna chegou a declarar vitória mexicana, o que pode ter influenciado a decisão da junta. De qualquer maneira, a batalha está entre as mais sangrentas da história do México, com 694 mortos, mais de mil feridos e quase 300 militares presos pelas forças rivais.

Apesar da polêmica sobre a vitória, diversas cidades nos Estados Unidos receberam o nome de Buena Vista em homenagem à suposta vitória no confronto. Há municípios com esse nome em Virgínia, Alabama e Iowa. Além disso, diversas músicas foram compostas sobre o tema.


O México, por sua vez, inaugurou em 2008 um museu na cidade de Saltillo, que mantém em seu acervos peças deixadas no campo de batalha.

A Batalha de Buena Vista foi o último dos grandes confrontos da guerra no Nordeste do México. Um dos motivos para o início da guerra foi a interpretação do "Destino manifesto", de que Deus tinha dado aos norte-americanos o direito de expandirem suas terras. Como consequência desse conflito, os Estados Unidos aumentaram em cerca de 25% o seu território, enquanto o México foi reduzido pela metade.

ATÉ UMA OUTRA OPORTUNIDADE...JCF

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog