31 DE MAIO DE 2022 - COLUNA JCF - TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 0262-2022 - TEMA CÂNDIDO PORTINARI - DESTAQUE DE 8 OBRAS PRINCIPAIS DO PINTOR BRSILEIRO...JCF

 

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00262-2022-

Nesta edição nº 0261-2022 VOU FAZER O REGISTRO DAS CARATERÍSTICAS TECNICAS DAS OBRAS DE CÂNDIDO ´PORTINARI –

Fonte> Quais foram os temas abordados na produção de Portinari? - Pesquisar (bing.com)

A produção de Candido Portinari tem como tema central o ser humano, mais especificamente os homens e mulheres simples, o indivíduo comum. Portinari teve um papel essencial ao ser uma espécie de "porta-voz" do povo brasileiro, denunciando suas condições de vida, problematizando as injustiças mas também exibindo a poesia e o amor.

Os temas sociais durante toda a obra de Portinari ocuparam o centro de suas criações. As festas populares, as favelas, as condições dos trabalhadores rurais, principalmente nas fazendas de café, estão em suas obras de maior destaque. Café, 1935, Cândido Portinari...

2ª FONTE: 8 obras de Portinari que você precisa conhecer - Toda Matéria (todamateria.com.br)

8 obras de Portinari que você precisa conhecer

Laura Aidar

 

Arte-educadora e artista visual

Cândido Portinari é um dos artistas nacionais com maior reconhecimento mundialmente.

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX.

Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

 

Seu estilo de pintura singular e inconfundível teve demasiada inspiração das vanguardas artísticas que despontaram na Europa na transição do século XIX para o século XX. Entretanto, o pintor conseguiu absorver essa influência e transformá-la em uma arte genuinamente brasileira.

Selecionamos alguns temas e obras importantes na trajetória do pintor e sobretudo na história da arte do Brasil. Confira!

O trabalhador na obra de Portinari

Portinari se dedicou fortemente a retratar o trabalhador, principalmente o que labuta usando como instrumento sua força física na lida do campo.

O MESTIÇO

Nessa tela, o pintor exibe o retrato de um homem forte de braços cruzados, trabalhador em uma lavoura de café.

A cor da pele e os traços do sujeito - além do título da obra - indicam que se trata de uma pessoa mestiça, fruto da mistura entre a população negra, indígena e branca.

Mestiço foi produzida em 1934 com a técnica de óleo sobre tela, tem dimensões de 81 x 65 cm e pertente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Café


Aqui o pintor retratou um grupo de pessoas durante um dia duro de trabalho em uma fazenda de café. Os corpos dos trabalhadores são apresentados de maneira rígida e quase escultural. As mãos e os pés das pessoas são grandes, destacando a força do trabalho braçal.

Em 1935, a tela participa da Exposição Internacional de Arte Moderna em Nova Iorque, no Instituto Carnegie e   
recebe uma menção honrosa, o primeiro prêmio internacional do pintor.

O Lavrador de Café

O lavrador de café (1934)

Uma das mais emblemáticas obras de Cândido Portinari é O lavrador de café. Produzida em 1934 com tinta a óleo, a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP.

Nessa obra Portinari retrata a figura de um lavrador apoiando-se em sua enxada. Com os pés descalços, rosto em perfil que se contrasta com a claridade do céu e camiseta com as mangas arregaçadas, o homem está em uma plantação de café exibindo uma expressão de cansaço e preocupação.

Os pés fortes e grandes, mais uma vez simbolizam o vigor do trabalhador e sugerem uma aproximação do artista com o movimento expressionista europeu.

Cana-de-Açúcar


Cana-de-açúcar (1938

A técnica empregada na realização de Cana-de-Açúcar foi o afresco (método de pintura mural). A obra foi realizada em 1938 e tem grandes dimensões, 280 cm x 247 cm.

Encontra-se no Palácio Capanema, destaque da arquitetura moderna, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

A migração nordestina na obra de Portinari

Um dos temas abordados na produção de Portinari também foi a migração de uma parte da população nordestina para outros locais do país.

Em busca de melhores condições de vida, famílias inteiras se aventuravam em difíceis e longas jornadas a fim de fugir da miséria, fome e mortalidade infantil.

Retirantes


Retirantes (1944)

Nessa obra é exibida uma família de retirantes que sai de seu lugar de origem a procura de outras oportunidades na cidade grande.

Com nove integrantes, sendo quatro adultos e cinco crianças, o grupo é retratado de maneira sombria, com corpos esqueléticos e frágeis. As expressões nos rostos são de sofrimento e a paleta de cores escolhida ressalta a atmosfera sepulcral que envolve as personagens.

O quadro, pintado em 1944 é um painel produzido em óleo sobre tela, tem 190 x 180 cm e integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Criança Morta


Criança morta (1944)

No mesmo ano em que pinta Retirantes - em 1944 - Portinari produz a tela Criança morta. Com 180 x 190 cm, o quadro também faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Na obra, vemos uma pessoa que segura o corpo esquálido e sem vida de uma criança. Outras figuras lamentam e choram.



 


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