31 DE MAIO DE 2022 - COLUNA JCF - TRADIÇÃO E CULTURA - EDIÇÃO Nº 0262-2022 - TEMA CÂNDIDO PORTINARI - DESTAQUE DE 8 OBRAS PRINCIPAIS DO PINTOR BRSILEIRO...JCF
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Clovis - Tradição e Cultura
Viajando
pela história e cultura
00262-2022-
Nesta
edição nº 0261-2022 VOU FAZER O REGISTRO DAS CARATERÍSTICAS TECNICAS DAS OBRAS
DE CÂNDIDO ´PORTINARI –
Fonte>
Quais
foram os temas abordados na produção de Portinari? - Pesquisar (bing.com)
A produção de Candido Portinari tem como tema central
o ser humano, mais
especificamente os homens e mulheres simples, o indivíduo comum.
Portinari teve um papel essencial ao ser uma espécie de "porta-voz"
do povo brasileiro, denunciando suas condições de vida, problematizando as
injustiças mas também exibindo a poesia e o amor.
Os temas
sociais durante toda a obra de Portinari ocuparam o centro de
suas criações. As festas populares, as favelas, as condições dos trabalhadores
rurais, principalmente nas fazendas de café, estão em suas obras de maior
destaque. Café, 1935, Cândido Portinari...
2ª FONTE: 8 obras de Portinari
que você precisa conhecer - Toda Matéria (todamateria.com.br)
8 obras de Portinari que você precisa conhecer
Laura
Aidar
Arte-educadora e artista visual
Cândido Portinari é um dos artistas nacionais com maior
reconhecimento mundialmente.
Suas pinturas costumam trazer temas que
retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do
século XX.
Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça,
a infância, entre outros assuntos.
Seu estilo de pintura singular e inconfundível
teve demasiada inspiração das vanguardas artísticas que despontaram na Europa
na transição do século XIX para o século XX. Entretanto, o pintor conseguiu
absorver essa influência e transformá-la em uma arte
genuinamente brasileira.
Selecionamos alguns temas e obras importantes
na trajetória do pintor e sobretudo na história da arte do Brasil. Confira!
O trabalhador
na obra de Portinari
Portinari
se dedicou fortemente a retratar o trabalhador,
principalmente o que labuta usando como instrumento sua força física na lida do
campo.
O MESTIÇO
Nessa
tela, o pintor exibe o retrato de um homem forte de braços cruzados,
trabalhador em uma lavoura de café.
A cor
da pele e os traços do sujeito - além do título da obra - indicam que se trata
de uma pessoa mestiça, fruto da mistura entre a população negra, indígena e
branca.
Mestiço foi
produzida em 1934 com a técnica de óleo sobre tela, tem dimensões de 81 x 65 cm
e pertente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Café
Aqui o pintor retratou um grupo de pessoas durante um dia duro
de trabalho em uma fazenda de café. Os corpos dos trabalhadores são
apresentados de maneira rígida e quase escultural. As mãos e os pés das pessoas
são grandes, destacando a força do trabalho braçal.
O Lavrador de
Café
O lavrador de café (1934)
Uma das mais emblemáticas obras de Cândido
Portinari é O lavrador de café. Produzida em 1934 com tinta a óleo,
a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP.
Nessa obra Portinari retrata a figura de um
lavrador apoiando-se em sua enxada. Com os pés descalços, rosto em perfil que
se contrasta com a claridade do céu e camiseta com as mangas arregaçadas, o
homem está em uma plantação de café exibindo uma expressão de cansaço e
preocupação.
Os pés fortes e grandes, mais uma vez
simbolizam o vigor do trabalhador e sugerem uma aproximação do artista com o movimento
expressionista europeu.
Cana-de-Açúcar
A técnica empregada na realização de Cana-de-Açúcar foi
o afresco (método de pintura mural). A obra foi realizada em 1938 e tem grandes
dimensões, 280 cm x 247 cm.
Encontra-se no Palácio Capanema, destaque da
arquitetura moderna, localizado na cidade do Rio de Janeiro.
A migração
nordestina na obra de Portinari
Um dos
temas abordados na produção de Portinari também foi a migração de uma parte da
população nordestina para outros locais do país.
Em
busca de melhores condições de vida, famílias inteiras se aventuravam em
difíceis e longas jornadas a fim de fugir da miséria, fome e mortalidade
infantil.
Retirantes
Retirantes (1944)
Nessa obra é exibida uma família de retirantes
que sai de seu lugar de origem a procura de outras oportunidades na cidade
grande.
Com nove integrantes, sendo quatro adultos e
cinco crianças, o grupo é retratado de maneira sombria, com corpos esqueléticos
e frágeis. As expressões nos rostos são de sofrimento e a paleta de cores
escolhida ressalta a atmosfera sepulcral que envolve as personagens.
O quadro, pintado em 1944 é um painel
produzido em óleo sobre tela, tem 190 x 180 cm e integra o acervo do Museu de
Arte de São Paulo (MASP).
Criança Morta
Criança morta (1944)
No mesmo ano em que pinta Retirantes -
em 1944 - Portinari produz a tela Criança morta. Com 180 x 190 cm,
o quadro também faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Na obra, vemos uma pessoa que segura o corpo esquálido
e sem vida de uma criança. Outras figuras lamentam e choram.
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